Formação docente em ensino bilíngue e as implicações da utilização de metodologias monolingues: estratégias de aprimoramento de práticas pedagógicas na escola primária de Cunheia, distrito de Mocuba, Zambézia
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1443Palavras-chave:
Ensino bilíngue, formação de professores, metodologias monolinguesResumo
Este estudo analisou a formação de professores em exercício no ensino bilíngue e as implicações do uso de metodologias monolingues nas escolas primárias de Moçambique, com foco na Escola Primária de Cunheia, Mocuba. A pesquisa utilizou questionários e observação de aulas para identificar práticas pedagógicas e desafios enfrentados pelos docentes. Os resultados indicam que a falta de formação específica em ensino bilíngue leva os professores a adoptarem métodos monolingues, agravado pela falta de recursos didácticos adequados. As hipóteses foram confirmadas, evidenciando a necessidade de capacitação contínua e de materiais didácticos bilíngues. Conclui-se que o sucesso do ensino bilíngue depende da melhoria na formação docente e no suporte pedagógico.
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