Formação docente em ensino bilíngue e as implicações da utilização de metodologias monolingues: estratégias de aprimoramento de práticas pedagógicas na escola primária de Cunheia, distrito de Mocuba, Zambézia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1443

Parole chiave:

Ensino bilíngue, formação de professores, metodologias monolingues

Abstract

Este estudo analisou a formação de professores em exercício no ensino bilíngue e as implicações do uso de metodologias monolingues nas escolas primárias de Moçambique, com foco na Escola Primária de Cunheia, Mocuba. A pesquisa utilizou questionários e observação de aulas para identificar práticas pedagógicas e desafios enfrentados pelos docentes. Os resultados indicam que a falta de formação específica em ensino bilíngue leva os professores a adoptarem métodos monolingues, agravado pela falta de recursos didácticos adequados. As hipóteses foram confirmadas, evidenciando a necessidade de capacitação contínua e de materiais didácticos bilíngues. Conclui-se que o sucesso do ensino bilíngue depende da melhoria na formação docente e no suporte pedagógico.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Brain Daniel Tachiua, Universidade Licungo

Bacharel e licenciado em Ensino de Português, mestre em Educação/Ensino do Português, doutor em Ciências de Educação na Especialidade Literacias e Ensino do Português pela Universidade do Minho. Professor Auxiliar na Faculdade de Educação da Universidade Licungo, leccionando nos cursos de graduação e pós-graduação disciplinas de Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa, Teorias de Currículo, Mundo Lusófono, Língua Portuguesa, Didáctica, Leitura e Ensino e Metodologias do Ensino Superior. Publica regularmente artigos científicos nas áreas de educação, literacias, ensino bilingue e ensino do português. Actualmente e Vice-Reitor para a área administrativa na Universidade Licungo.

Paulo Vasco Chacanza, Universidade Licungo

Licenciado em ensino de Português e mestre em Letras pela Universidade Licungo, extensão de Sofala. É professor da disciplina de português nos ensinos primário e secundário moçambicanos há mais de 20 anos.

Anastácio Joaquim Nhambau, Universidade Licungo

É, por formação, professor de Inglês e Português, interessado em estudos sobre o ensino de línguas inglesa e portuguesa no contexto educacional moçambicano, com foco em estratégias de ensino inclusivas e práticas pedagógicas inovadoras.

Riferimenti bibliografici

BERUCHOVITH, C.; GARCIA, P. Ensino bilíngue: desafios e estratégias. Revista Educação e Multilinguismo, 2010.

CHAMBAL, B. A importância da formação contínua no ensino bilíngue em Moçambique. Revista Pedagógica, v. 2, n. 3, p. 45-62, 2022.

CUMMINS, J. Bilingual Children’s Mother Tongue: Why Is It Important? Sprogforum, v. 19, n. 7, p. 15-20, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GARCÍA, O. Bilingual education in the 21st century: a global perspective. Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2009.

GOLIAS, R. Ensino monolingue versus ensino bilíngue: uma análise crítica. Revista Brasileira de Educação, n. 12, p. 35-52, 1999.

INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (INDE). Estratégias para a formação de professores no ensino bilíngue em Moçambique. Maputo: INDE, 2019.

MINEDH. Documento estratégico de expansão do ensino bilíngue 2020- 2029. Maputo: Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, 2020.

PINTO, M. Educação bilíngue em Moçambique: desafios e perspectivas. Revista de Educação e Cultura, v. 9, n. 2, p. 123-145, 2017.

SKUTNABB-KANGAS, T. Linguistic genocide in education – or worldwide diversity and human rights? Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Pubblicato

2025-02-16

Fascicolo

Sezione

Articolo