Formação docente em ensino bilíngue e as implicações da utilização de metodologias monolingues: estratégias de aprimoramento de práticas pedagógicas na escola primária de Cunheia, distrito de Mocuba, Zambézia
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1443Parole chiave:
Ensino bilíngue, formação de professores, metodologias monolinguesAbstract
Este estudo analisou a formação de professores em exercício no ensino bilíngue e as implicações do uso de metodologias monolingues nas escolas primárias de Moçambique, com foco na Escola Primária de Cunheia, Mocuba. A pesquisa utilizou questionários e observação de aulas para identificar práticas pedagógicas e desafios enfrentados pelos docentes. Os resultados indicam que a falta de formação específica em ensino bilíngue leva os professores a adoptarem métodos monolingues, agravado pela falta de recursos didácticos adequados. As hipóteses foram confirmadas, evidenciando a necessidade de capacitação contínua e de materiais didácticos bilíngues. Conclui-se que o sucesso do ensino bilíngue depende da melhoria na formação docente e no suporte pedagógico.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BERUCHOVITH, C.; GARCIA, P. Ensino bilíngue: desafios e estratégias. Revista Educação e Multilinguismo, 2010.
CHAMBAL, B. A importância da formação contínua no ensino bilíngue em Moçambique. Revista Pedagógica, v. 2, n. 3, p. 45-62, 2022.
CUMMINS, J. Bilingual Children’s Mother Tongue: Why Is It Important? Sprogforum, v. 19, n. 7, p. 15-20, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GARCÍA, O. Bilingual education in the 21st century: a global perspective. Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2009.
GOLIAS, R. Ensino monolingue versus ensino bilíngue: uma análise crítica. Revista Brasileira de Educação, n. 12, p. 35-52, 1999.
INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (INDE). Estratégias para a formação de professores no ensino bilíngue em Moçambique. Maputo: INDE, 2019.
MINEDH. Documento estratégico de expansão do ensino bilíngue 2020- 2029. Maputo: Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, 2020.
PINTO, M. Educação bilíngue em Moçambique: desafios e perspectivas. Revista de Educação e Cultura, v. 9, n. 2, p. 123-145, 2017.
SKUTNABB-KANGAS, T. Linguistic genocide in education – or worldwide diversity and human rights? Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.
TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Brain Daniel Tachiua, Paulo Vasco Chacanza, Anastácio Joaquim Nhambau

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini: a. Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto di prima pubblicazione, con l'opera contemporaneamente concessa in licenza con una licenza di attribuzione Creative Commons che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento della paternità e prima pubblicazione su questa rivista. b. Gli autori sono autorizzati ad assumere ulteriori contratti separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata su questa rivista (es. pubblicazione in un repository istituzionale o come capitolo di libro), con riconoscimento della paternità e pubblicazione iniziale in questo rivista. c.Gli autori sono autorizzati e incoraggiati a pubblicare e distribuire il loro lavoro online (ad es. in archivi istituzionali o sulla loro pagina personale) in qualsiasi momento prima o durante il processo editoriale, poiché ciò può generare cambiamenti produttivi oltre ad aumentare l'impatto e la citazione di opera pubblicata