Análise do valor semântico e variação linguística em provérbios e ditados populares brasileiros com chatgpt e antconc: um experimento
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1436Parole chiave:
Unidades Fraseológicas, Ditados Populares e/ou Provérbios Populares, Campo Semântico, Inteligência Artificial, ChatGPTAbstract
Objetivamos investigar o valor semântico e a ocorrência de variação linguística em Unidades Fraseológicas (UF) do tipo Provérbios e Ditados Populares brasileiros, com a aplicação de Inteligência Artificial (IA) do tipo ChatGPT e software de processamento linguístico AntConc. Como referencial teórico, valemo-nos dos estudos de Klare (1986), Biderman (1998; 1987), Silva (2006), Xatara e Succi (2008), Monteiro-Platin (2014), entre outros. Os resultados demonstram haver potencial para utilização de IA e aprendizado de máquina em investigações sobre aspectos da linguagem. A avaliação sobre a adequação ou não desse tipo de tecnologia fica a critério do leitor. A respeito dos resultados linguísticos obtidos, observamos que há maior ocorrência de Provérbios e/ou Ditados Populares brasileiros incluídos nos campos semânticos de paciência (maior recorrência), precaução e prudência (segunda maior recorrência) e consequência (terceira maior recorrência). Além disso, foram identificadas variantes coocorrentes em diversos campos semânticos, incluindo paciência, precaução, consequência, comportamento, responsabilidade, comunicação e vulnerabilidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABRAHÃO, V. B. B. Semântica, enunciação e ensino. Vitória: EDUFES, 2018. 182 p.
BIDERMAN, M. T. C. A estruturação do léxico e a organização do conhecimento. Letras de Hoje, [S. l.], v. 22, n. 4, 1987. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/17049. Acesso em: 11 dez. 2023.
BIDERMAN, M. T. C. Dimensões da palavra. Filologia e Linguística Portuguesa, [S. l.], n. 2, p. 81–118, 1998. DOI: 10.11606/issn.2176-9419.v0i2p81-118. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59660. Acesso em: 2 ago. 2024.
BISWAS, S. S. Potential Use of Chat GPT in Global Warming. Annals Of Biomedical Engineering, [S.L.], v. 51, n. 6, p. 1126-1127, 1 mar. 2023a. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10439-023-03172-7. Acesso em: 18 dez. 2023.
BISWAS, S. S. Role of Chat GPT in Public Health. Annals Of Biomedical Engineering, [S.L.], v. 51, n. 5, p. 868-869, 15 mar. 2023b. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10439-023-03172-7. Acesso em: 18 dez. 2023.
KLARE, J. Lexicologia e fraseologia no português moderno. Revista de Filologia Românica, v. 4, p. 355-60, 1986. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/38841850. Acesso em: 11 dez. 2023.
MATIAS, L. A. M.; KANSO, M. A.; HINO, M. C.; MARQUES FILHO, S. L.; TOMASI JUNIOR, D. L. Explorando o potencial do ChatGPT na educação: perspectivas e desafios. Rocedimentos da Isla 2023. 9., [s. l], v. 9, n. 1, p. 1-11, jul. 2023. Disponível em: https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1008&context=isla2023. Acesso em: 18 dez. 2023.
MONTEIRO, J. C. da S. Assistente ChatGPT na educação: possibilidades e desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 6, p. 2899–2906, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i6.10482. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10482. Acesso em: 18 dez. 2023.
MONTEIRO-PLATIN, R. S. Fraseologia: era uma vez um patinho feio no ensino de língua materna (volume I). Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 309 p. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10310. Acesso em: 11 dez. 2023.
MORENO, D. A. H.; CHÁVEZ, J. A. B. Linguística de Corpus. Bogotá: Instituto Caro y Cuervo, 2018. 84 p.
RODRIGUES, O. S.; RODRIGUES, K. S. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto livre, v. 16, p. e45997, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/rxWn7YQbndZMYs9fpkxbVXv/#. Acesso em 18 dez. 2023.
SARDINHA, T. B. Linguística de Corpus: histórico e problemática. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 16, n. 2, p. p. 323-367, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/vGknQkZQGsGYbrQfKmTZY4s/#. Acesso em: 11 out. 2023.
SILVA, M. B. da. Uma palavra só não basta: um estudo teórico sobre as unidades fraseológicas. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 28, 2006. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2308. Acesso em: 11 dez. 2023.
TORRES-DOS-SANTOS, D.; NOBRE-DE-MELLO, A. C. M. R.; SILVA, M. E. B. da. Ditados populares que abordam tempo e o ensino-aprendizagem de PLE/PL2. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 163, 2011. DOI: 10.26512/rhla.v9i2.919. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/919. Acesso em: 18 dez. 2023.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Ana Claudia Castiglioni

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini: a. Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto di prima pubblicazione, con l'opera contemporaneamente concessa in licenza con una licenza di attribuzione Creative Commons che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento della paternità e prima pubblicazione su questa rivista. b. Gli autori sono autorizzati ad assumere ulteriori contratti separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata su questa rivista (es. pubblicazione in un repository istituzionale o come capitolo di libro), con riconoscimento della paternità e pubblicazione iniziale in questo rivista. c.Gli autori sono autorizzati e incoraggiati a pubblicare e distribuire il loro lavoro online (ad es. in archivi istituzionali o sulla loro pagina personale) in qualsiasi momento prima o durante il processo editoriale, poiché ciò può generare cambiamenti produttivi oltre ad aumentare l'impatto e la citazione di opera pubblicata