Análise do valor semântico e variação linguística em provérbios e ditados populares brasileiros com chatgpt e antconc: um experimento

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1436

Parole chiave:

Unidades Fraseológicas, Ditados Populares e/ou Provérbios Populares, Campo Semântico, Inteligência Artificial, ChatGPT

Abstract

Objetivamos investigar o valor semântico e a ocorrência de variação linguística em Unidades Fraseológicas (UF) do tipo Provérbios e Ditados Populares brasileiros, com a aplicação de Inteligência Artificial (IA) do tipo ChatGPT e software de processamento linguístico AntConc. Como referencial teórico, valemo-nos dos estudos de Klare (1986), Biderman (1998; 1987), Silva (2006), Xatara e Succi (2008), Monteiro-Platin (2014), entre outros. Os resultados demonstram haver potencial para utilização de IA e aprendizado de máquina em investigações sobre aspectos da linguagem. A avaliação sobre a adequação ou não desse tipo de tecnologia fica a critério do leitor. A respeito dos resultados linguísticos obtidos, observamos que há maior ocorrência de Provérbios e/ou Ditados Populares brasileiros incluídos nos campos semânticos de paciência (maior recorrência), precaução e prudência (segunda maior recorrência) e consequência (terceira maior recorrência). Além disso, foram identificadas variantes coocorrentes em diversos campos semânticos, incluindo paciência, precaução, consequência, comportamento, responsabilidade, comunicação e vulnerabilidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutoranda em Teoria e Análise Linguística pelo PPGLLIT/UFNT. Mestra em Letras pelo PPGLe/ UEMASUL (2022). Licenciada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa pela UEMA (2017). Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA/UEMASUL) e do Grupo de Estudos do Dicionário (GEDI/UFNT). Eventualmente, cumpro a função de parecerista da Revista Científica Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino (Qualis B2). Atualmente, estou desenvolvendo pesquisa de doutoramento sobre variação terminológica no domínio da Sociolinguística.

Ana Claudia Castiglioni, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Possui graduação (2005) em Letras Habilitação Português e Inglês pela UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, mestrado (2008) pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutorado (2014) pelo programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de São José do Rio Preto - SP e é professora associada nível I da Universidade Federal do Norte do Tocantins, atuando no curso de Letras do campus de Araguaína, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguística e Literatura - PPGLLIT (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Letras. É membro efetivo do Grupo de Trabalho em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL - GTLex, e atua nas seguintes áreas: Lexicologia e ensino, Lexicografia, Lexicografia Pedagógica, Terminologia e Toponímia.

Riferimenti bibliografici

ABRAHÃO, V. B. B. Semântica, enunciação e ensino. Vitória: EDUFES, 2018. 182 p.

BIDERMAN, M. T. C. A estruturação do léxico e a organização do conhecimento. Letras de Hoje, [S. l.], v. 22, n. 4, 1987. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/17049. Acesso em: 11 dez. 2023.

BIDERMAN, M. T. C. Dimensões da palavra. Filologia e Linguística Portuguesa, [S. l.], n. 2, p. 81–118, 1998. DOI: 10.11606/issn.2176-9419.v0i2p81-118. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59660. Acesso em: 2 ago. 2024.

BISWAS, S. S. Potential Use of Chat GPT in Global Warming. Annals Of Biomedical Engineering, [S.L.], v. 51, n. 6, p. 1126-1127, 1 mar. 2023a. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10439-023-03172-7. Acesso em: 18 dez. 2023.

BISWAS, S. S. Role of Chat GPT in Public Health. Annals Of Biomedical Engineering, [S.L.], v. 51, n. 5, p. 868-869, 15 mar. 2023b. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10439-023-03172-7. Acesso em: 18 dez. 2023.

KLARE, J. Lexicologia e fraseologia no português moderno. Revista de Filologia Românica, v. 4, p. 355-60, 1986. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/38841850. Acesso em: 11 dez. 2023.

MATIAS, L. A. M.; KANSO, M. A.; HINO, M. C.; MARQUES FILHO, S. L.; TOMASI JUNIOR, D. L. Explorando o potencial do ChatGPT na educação: perspectivas e desafios. Rocedimentos da Isla 2023. 9., [s. l], v. 9, n. 1, p. 1-11, jul. 2023. Disponível em: https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1008&context=isla2023. Acesso em: 18 dez. 2023.

MONTEIRO, J. C. da S. Assistente ChatGPT na educação: possibilidades e desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 6, p. 2899–2906, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i6.10482. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10482. Acesso em: 18 dez. 2023.

MONTEIRO-PLATIN, R. S. Fraseologia: era uma vez um patinho feio no ensino de língua materna (volume I). Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 309 p. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10310. Acesso em: 11 dez. 2023.

MORENO, D. A. H.; CHÁVEZ, J. A. B. Linguística de Corpus. Bogotá: Instituto Caro y Cuervo, 2018. 84 p.

RODRIGUES, O. S.; RODRIGUES, K. S. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto livre, v. 16, p. e45997, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/rxWn7YQbndZMYs9fpkxbVXv/#. Acesso em 18 dez. 2023.

SARDINHA, T. B. Linguística de Corpus: histórico e problemática. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 16, n. 2, p. p. 323-367, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/vGknQkZQGsGYbrQfKmTZY4s/#. Acesso em: 11 out. 2023.

SILVA, M. B. da. Uma palavra só não basta: um estudo teórico sobre as unidades fraseológicas. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 28, 2006. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2308. Acesso em: 11 dez. 2023.

TORRES-DOS-SANTOS, D.; NOBRE-DE-MELLO, A. C. M. R.; SILVA, M. E. B. da. Ditados populares que abordam tempo e o ensino-aprendizagem de PLE/PL2. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 163, 2011. DOI: 10.26512/rhla.v9i2.919. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/919. Acesso em: 18 dez. 2023.

Pubblicato

2025-02-16

Fascicolo

Sezione

Articolo