Análise do valor semântico e variação linguística em provérbios e ditados populares brasileiros com chatgpt e antconc: um experimento
DOI :
https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1436Mots-clés :
Unidades Fraseológicas, Ditados Populares e/ou Provérbios Populares, Campo Semântico, Inteligência Artificial, ChatGPTRésumé
Objetivamos investigar o valor semântico e a ocorrência de variação linguística em Unidades Fraseológicas (UF) do tipo Provérbios e Ditados Populares brasileiros, com a aplicação de Inteligência Artificial (IA) do tipo ChatGPT e software de processamento linguístico AntConc. Como referencial teórico, valemo-nos dos estudos de Klare (1986), Biderman (1998; 1987), Silva (2006), Xatara e Succi (2008), Monteiro-Platin (2014), entre outros. Os resultados demonstram haver potencial para utilização de IA e aprendizado de máquina em investigações sobre aspectos da linguagem. A avaliação sobre a adequação ou não desse tipo de tecnologia fica a critério do leitor. A respeito dos resultados linguísticos obtidos, observamos que há maior ocorrência de Provérbios e/ou Ditados Populares brasileiros incluídos nos campos semânticos de paciência (maior recorrência), precaução e prudência (segunda maior recorrência) e consequência (terceira maior recorrência). Além disso, foram identificadas variantes coocorrentes em diversos campos semânticos, incluindo paciência, precaução, consequência, comportamento, responsabilidade, comunicação e vulnerabilidade.
Téléchargements
Références
ABRAHÃO, V. B. B. Semântica, enunciação e ensino. Vitória: EDUFES, 2018. 182 p.
BIDERMAN, M. T. C. A estruturação do léxico e a organização do conhecimento. Letras de Hoje, [S. l.], v. 22, n. 4, 1987. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/17049. Acesso em: 11 dez. 2023.
BIDERMAN, M. T. C. Dimensões da palavra. Filologia e Linguística Portuguesa, [S. l.], n. 2, p. 81–118, 1998. DOI: 10.11606/issn.2176-9419.v0i2p81-118. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59660. Acesso em: 2 ago. 2024.
BISWAS, S. S. Potential Use of Chat GPT in Global Warming. Annals Of Biomedical Engineering, [S.L.], v. 51, n. 6, p. 1126-1127, 1 mar. 2023a. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10439-023-03172-7. Acesso em: 18 dez. 2023.
BISWAS, S. S. Role of Chat GPT in Public Health. Annals Of Biomedical Engineering, [S.L.], v. 51, n. 5, p. 868-869, 15 mar. 2023b. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10439-023-03172-7. Acesso em: 18 dez. 2023.
KLARE, J. Lexicologia e fraseologia no português moderno. Revista de Filologia Românica, v. 4, p. 355-60, 1986. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/38841850. Acesso em: 11 dez. 2023.
MATIAS, L. A. M.; KANSO, M. A.; HINO, M. C.; MARQUES FILHO, S. L.; TOMASI JUNIOR, D. L. Explorando o potencial do ChatGPT na educação: perspectivas e desafios. Rocedimentos da Isla 2023. 9., [s. l], v. 9, n. 1, p. 1-11, jul. 2023. Disponível em: https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1008&context=isla2023. Acesso em: 18 dez. 2023.
MONTEIRO, J. C. da S. Assistente ChatGPT na educação: possibilidades e desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 6, p. 2899–2906, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i6.10482. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10482. Acesso em: 18 dez. 2023.
MONTEIRO-PLATIN, R. S. Fraseologia: era uma vez um patinho feio no ensino de língua materna (volume I). Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014. 309 p. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/10310. Acesso em: 11 dez. 2023.
MORENO, D. A. H.; CHÁVEZ, J. A. B. Linguística de Corpus. Bogotá: Instituto Caro y Cuervo, 2018. 84 p.
RODRIGUES, O. S.; RODRIGUES, K. S. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto livre, v. 16, p. e45997, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/rxWn7YQbndZMYs9fpkxbVXv/#. Acesso em 18 dez. 2023.
SARDINHA, T. B. Linguística de Corpus: histórico e problemática. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 16, n. 2, p. p. 323-367, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/vGknQkZQGsGYbrQfKmTZY4s/#. Acesso em: 11 out. 2023.
SILVA, M. B. da. Uma palavra só não basta: um estudo teórico sobre as unidades fraseológicas. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 28, 2006. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2308. Acesso em: 11 dez. 2023.
TORRES-DOS-SANTOS, D.; NOBRE-DE-MELLO, A. C. M. R.; SILVA, M. E. B. da. Ditados populares que abordam tempo e o ensino-aprendizagem de PLE/PL2. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 163, 2011. DOI: 10.26512/rhla.v9i2.919. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/919. Acesso em: 18 dez. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Ana Claudia Castiglioni 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes : a. Les auteurs conservent les droits d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant concédée simultanément sous licence Creative Commons Attribution qui permet de partager l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et première publication dans cette revue. b. Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version de l'œuvre publiée dans cette revue (par exemple, publier dans un dépôt institutionnel ou sous forme de chapitre de livre), avec mention de la paternité et de la publication initiale dans cette revue. journal. c.Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs ainsi qu'augmenter l'impact et la citation de travail publié