A literacia da leitura literária e os modos literários: estudo das actividades de leitura do livro do aluno de português da 11ª classe em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1420Parole chiave:
Literacia, Leitura Literária, Livro DidácticoAbstract
O conceito de literacia literária constitui-se problemática dessa pesquisa, dado a forma como é explorado no livro do aluno de português da 11ª classe. Neste estudo analisa-se como se realiza a literacia literária a partir da abordagem dos comandos de leitura dos géneros discursivos literários do livro do aluno de português da 11ª classe à luz das dimensões da literacia literária. O trabalho segue uma metodologia qualitativa, subsidiada pela análise de conteúdo. Quanto aos resultados, vimos que no acto de interpretação dos textos literários, a maioria dos comandos foca-se mais frequentemente na dimensão crítica e menos nos seus pormenores extratextuais, ou seja, a dimensão cultural. Outrossim, o texto é visto nele mesmo e por ele mesmo, tomando uma perspectiva estruturalista do ensino da leitura, o que não permite a efectivação da literacia da leitura literária, mesmo que os modos literários presentes no livro do aluno sejam adequados para o efeito.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BALATA, J. P. A Literacia no Ensino da Língua Portuguesa em Moçambique. (Monografia Científica). Universidade Licungo, Quelimane, Moçambique: Faculdade de Educação-FE, 2023.
BALEIRO, R. S. A literacia da leitura literária no ensino universitário. Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2011.
BARTON, D. Literacy: An introduction to the ecology of written language. Massachusetts e Oxford: Blackwell Publishing, 2009.
CEIA, C. A literatura ensina-se? Estudos de teoria literária. Lisboa: Edições Colibri, 1999.
COELHO, J. P. Problemática da leitura: Aspetos sociológicos e pedagógicos. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1976.
COUTINHO, A. Literacia científica e literacia literária:implicações e desafios. Universidade NOVA de Lisboa: Literacia Científica na Escola, 2017.
CULLER, J. Literary competence. In J. P. Tompkins (Ed.), Reader-response criticism: From formalism to post-structuralism (pp.101-117). Baltimore e Londres: The John Hopkins University Press,1980.
DEVITT, A.J. Writing genres. Carbondale, Illinois: Illinois University Press, 2004.
FERNANDES, M. Leitura Literária no Ensino Médio: Perspectivas para multiletramentos. Universidade Estadual de Campinas: Trem de Letras,2017.
HAMMERSLEY, M. What’s wrong with ethnography? London: Routledge, 1992.
FERNANDES, M. Leitura Literária no Ensino Médio: Perspectivas para Multiletramento. niversidade Estadual de Campinas. Áreas de Concentração: Linguagem e Educação, 2017.
INDE/MINED – Moçambique. Português, Programa da 11ª Classe. ©INDE/MINED ‐ Moçambique, 2010.
ISER, W. The range of interpretation. Nova Iorque: Columbia University Press, 2000.
MARSHALL, J. Research on literature response. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.
MCCORMICK, K. The culture of reading and the teaching of English. Manchester e Nova Iorque: Manchester University Press, (1994).
MELLO, C. O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina, 1998.
ORTEGA , Y., & Gasset , J. Missão da universidade e outros textos. (Tradução de Filipe Nogueira). Coimbra: Angelus Novus, 2003.
REIS, C. Tema e leitura crítica. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, (1982).
ROSENBLATT, L. M. Literature as exploration . (3ª ed.). Nova Iorque: The Modern Language Association, 2005.
SALDIVAR, R. Readings and systems of reading. Studies in the Novel. 11(4), 472-481, 1979.
SALES, P. A. A leitura literária no/pelo livro didático: desafios à prática docente em tempos pandêmicos. Interarius Reflections : Dossiê da Educação e o EAD no Contexto da Pandemia da Covid 19P:Perspectivas e Desafios, 2020.
SHOWALTER, E. Teaching literature. . Oxford, Massachusetts: Blackwell, 2003.
TACHIUA, B. D., & BALATA, J. P. A Literacia da leitura em comandos de leitura do livro didáctico de português da 8ª classe. Universidade Licungo Moçambique: Confluência. Rio de Janeiro: Liceu Literário Português,2024.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Brain Tachiua, Calton Sujai, Jerónimo Pascoal Balata

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Gli autori che pubblicano in questa rivista accettano i seguenti termini: a. Gli autori conservano i diritti d'autore e concedono alla rivista il diritto di prima pubblicazione, con l'opera contemporaneamente concessa in licenza con una licenza di attribuzione Creative Commons che consente la condivisione dell'opera con riconoscimento della paternità e prima pubblicazione su questa rivista. b. Gli autori sono autorizzati ad assumere ulteriori contratti separatamente, per la distribuzione non esclusiva della versione dell'opera pubblicata su questa rivista (es. pubblicazione in un repository istituzionale o come capitolo di libro), con riconoscimento della paternità e pubblicazione iniziale in questo rivista. c.Gli autori sono autorizzati e incoraggiati a pubblicare e distribuire il loro lavoro online (ad es. in archivi istituzionali o sulla loro pagina personale) in qualsiasi momento prima o durante il processo editoriale, poiché ciò può generare cambiamenti produttivi oltre ad aumentare l'impatto e la citazione di opera pubblicata