A literacia da leitura literária e os modos literários: estudo das actividades de leitura do livro do aluno de português da 11ª classe em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1420Palabras clave:
Literacia, Leitura Literária, Livro DidácticoResumen
O conceito de literacia literária constitui-se problemática dessa pesquisa, dado a forma como é explorado no livro do aluno de português da 11ª classe. Neste estudo analisa-se como se realiza a literacia literária a partir da abordagem dos comandos de leitura dos géneros discursivos literários do livro do aluno de português da 11ª classe à luz das dimensões da literacia literária. O trabalho segue uma metodologia qualitativa, subsidiada pela análise de conteúdo. Quanto aos resultados, vimos que no acto de interpretação dos textos literários, a maioria dos comandos foca-se mais frequentemente na dimensão crítica e menos nos seus pormenores extratextuais, ou seja, a dimensão cultural. Outrossim, o texto é visto nele mesmo e por ele mesmo, tomando uma perspectiva estruturalista do ensino da leitura, o que não permite a efectivação da literacia da leitura literária, mesmo que os modos literários presentes no livro do aluno sejam adequados para o efeito.
Descargas
Citas
BALATA, J. P. A Literacia no Ensino da Língua Portuguesa em Moçambique. (Monografia Científica). Universidade Licungo, Quelimane, Moçambique: Faculdade de Educação-FE, 2023.
BALEIRO, R. S. A literacia da leitura literária no ensino universitário. Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2011.
BARTON, D. Literacy: An introduction to the ecology of written language. Massachusetts e Oxford: Blackwell Publishing, 2009.
CEIA, C. A literatura ensina-se? Estudos de teoria literária. Lisboa: Edições Colibri, 1999.
COELHO, J. P. Problemática da leitura: Aspetos sociológicos e pedagógicos. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1976.
COUTINHO, A. Literacia científica e literacia literária:implicações e desafios. Universidade NOVA de Lisboa: Literacia Científica na Escola, 2017.
CULLER, J. Literary competence. In J. P. Tompkins (Ed.), Reader-response criticism: From formalism to post-structuralism (pp.101-117). Baltimore e Londres: The John Hopkins University Press,1980.
DEVITT, A.J. Writing genres. Carbondale, Illinois: Illinois University Press, 2004.
FERNANDES, M. Leitura Literária no Ensino Médio: Perspectivas para multiletramentos. Universidade Estadual de Campinas: Trem de Letras,2017.
HAMMERSLEY, M. What’s wrong with ethnography? London: Routledge, 1992.
FERNANDES, M. Leitura Literária no Ensino Médio: Perspectivas para Multiletramento. niversidade Estadual de Campinas. Áreas de Concentração: Linguagem e Educação, 2017.
INDE/MINED – Moçambique. Português, Programa da 11ª Classe. ©INDE/MINED ‐ Moçambique, 2010.
ISER, W. The range of interpretation. Nova Iorque: Columbia University Press, 2000.
MARSHALL, J. Research on literature response. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.
MCCORMICK, K. The culture of reading and the teaching of English. Manchester e Nova Iorque: Manchester University Press, (1994).
MELLO, C. O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina, 1998.
ORTEGA , Y., & Gasset , J. Missão da universidade e outros textos. (Tradução de Filipe Nogueira). Coimbra: Angelus Novus, 2003.
REIS, C. Tema e leitura crítica. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, (1982).
ROSENBLATT, L. M. Literature as exploration . (3ª ed.). Nova Iorque: The Modern Language Association, 2005.
SALDIVAR, R. Readings and systems of reading. Studies in the Novel. 11(4), 472-481, 1979.
SALES, P. A. A leitura literária no/pelo livro didático: desafios à prática docente em tempos pandêmicos. Interarius Reflections : Dossiê da Educação e o EAD no Contexto da Pandemia da Covid 19P:Perspectivas e Desafios, 2020.
SHOWALTER, E. Teaching literature. . Oxford, Massachusetts: Blackwell, 2003.
TACHIUA, B. D., & BALATA, J. P. A Literacia da leitura em comandos de leitura do livro didáctico de português da 8ª classe. Universidade Licungo Moçambique: Confluência. Rio de Janeiro: Liceu Literário Português,2024.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Brain Tachiua, Calton Sujai, Jerónimo Pascoal Balata

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos: Los autores retienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. b. Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario. c. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y la cita. del trabajo publicado