A literacia da leitura literária e os modos literários: estudo das actividades de leitura do livro do aluno de português da 11ª classe em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1420

Palavras-chave:

Literacia, Leitura Literária, Livro Didáctico

Resumo

O conceito de literacia literária constitui-se problemática dessa pesquisa, dado a forma como é explorado no livro do aluno de português da 11ª classe. Neste estudo analisa-se como se realiza a literacia literária a partir da abordagem dos comandos de leitura dos géneros discursivos literários do livro do aluno de português da 11ª classe à luz das dimensões da literacia literária. O trabalho segue uma metodologia qualitativa, subsidiada pela análise de conteúdo. Quanto aos resultados, vimos que no acto de interpretação dos textos literários, a maioria dos comandos foca-se mais frequentemente na dimensão crítica e menos nos seus pormenores extratextuais, ou seja, a dimensão cultural. Outrossim, o texto é visto nele mesmo e por ele mesmo, tomando uma perspectiva estruturalista do ensino da leitura, o que não permite a efectivação da literacia da leitura literária, mesmo que os modos literários presentes no livro do aluno sejam adequados para o efeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brain Tachiua, Universidade Licungo

Bacharel e licenciado em Ensino de Português, mestre em Educação/Ensino do Português, doutor em Ciências de Educação na Especialidade Literacias e Ensino do Português pela Universidade do Minho. Professor Auxiliar na Faculdade de Educação da Universidade Licungo, leccionando nos cursos de graduação e pós-graduação disciplinas de Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa, Teorias de Currículo, Mundo Lusófono, Língua Portuguesa, Didáctica, Leitura e Ensino e Metodologias do Ensino Superior. Publica regularmente artigos científicos nas áreas de educação, literacias, ensino bilingue e ensino do português. Actualmente e Vice-Reitor para a área administrativa na Universidade Licungo.

Calton Sujai, Universidade Licungo

Licenciado em Ensino de Português com Habilitação em Ensino do Português, pela Universidade Licungo.

Jerónimo Pascoal Balata, Universidade Licungo

Licenciado em Ensino de Português com Habilitação em Ensino do Português pela Universidade Licungo. Docente de Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa na Faculdade de Educação da Universidade Licungo.

Referências

BALATA, J. P. A Literacia no Ensino da Língua Portuguesa em Moçambique. (Monografia Científica). Universidade Licungo, Quelimane, Moçambique: Faculdade de Educação-FE, 2023.

BALEIRO, R. S. A literacia da leitura literária no ensino universitário. Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2011.

BARTON, D. Literacy: An introduction to the ecology of written language. Massachusetts e Oxford: Blackwell Publishing, 2009.

CEIA, C. A literatura ensina-se? Estudos de teoria literária. Lisboa: Edições Colibri, 1999.

COELHO, J. P. Problemática da leitura: Aspetos sociológicos e pedagógicos. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1976.

COUTINHO, A. Literacia científica e literacia literária:implicações e desafios. Universidade NOVA de Lisboa: Literacia Científica na Escola, 2017.

CULLER, J. Literary competence. In J. P. Tompkins (Ed.), Reader-response criticism: From formalism to post-structuralism (pp.101-117). Baltimore e Londres: The John Hopkins University Press,1980.

DEVITT, A.J. Writing genres. Carbondale, Illinois: Illinois University Press, 2004.

FERNANDES, M. Leitura Literária no Ensino Médio: Perspectivas para multiletramentos. Universidade Estadual de Campinas: Trem de Letras,2017.

HAMMERSLEY, M. What’s wrong with ethnography? London: Routledge, 1992.

FERNANDES, M. Leitura Literária no Ensino Médio: Perspectivas para Multiletramento. niversidade Estadual de Campinas. Áreas de Concentração: Linguagem e Educação, 2017.

INDE/MINED – Moçambique. Português, Programa da 11ª Classe. ©INDE/MINED ‐ Moçambique, 2010.

ISER, W. The range of interpretation. Nova Iorque: Columbia University Press, 2000.

MARSHALL, J. Research on literature response. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.

MCCORMICK, K. The culture of reading and the teaching of English. Manchester e Nova Iorque: Manchester University Press, (1994).

MELLO, C. O ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina, 1998.

ORTEGA , Y., & Gasset , J. Missão da universidade e outros textos. (Tradução de Filipe Nogueira). Coimbra: Angelus Novus, 2003.

REIS, C. Tema e leitura crítica. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, (1982).

ROSENBLATT, L. M. Literature as exploration . (3ª ed.). Nova Iorque: The Modern Language Association, 2005.

SALDIVAR, R. Readings and systems of reading. Studies in the Novel. 11(4), 472-481, 1979.

SALES, P. A. A leitura literária no/pelo livro didático: desafios à prática docente em tempos pandêmicos. Interarius Reflections : Dossiê da Educação e o EAD no Contexto da Pandemia da Covid 19P:Perspectivas e Desafios, 2020.

SHOWALTER, E. Teaching literature. . Oxford, Massachusetts: Blackwell, 2003.

TACHIUA, B. D., & BALATA, J. P. A Literacia da leitura em comandos de leitura do livro didáctico de português da 8ª classe. Universidade Licungo Moçambique: Confluência. Rio de Janeiro: Liceu Literário Português,2024.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985.

Downloads

Publicado

16.02.2025

Edição

Seção

Artigos