Semiolinguística: da teoria às práticas de ensino de leitura de notícias e reportagens

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n64.538

Parole chiave:

Discurso, Semiolinguística, leitura, ensino.

Abstract

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre o ensino de leitura de notícias e reportagens, com base na Teoria Semiolinguística do Discurso, tendo como objetivo geral relacionar noções básicas dessa abordagem teórica com o ensino de leitura de notícias e reportagens. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa tem uma natureza bibliográfica e aplicada, com ênfase, inicialmente, em dois conceitos básicos: o de processo de semiotização do mundo e o de ato de linguagem. Em seguida, apresenta-se um resumo das proposições de Charaudeau sobre compreensão e interpretação, com destaque para as distinções entre sentido de língua e sentido de discurso. Após essas duas seções teóricas, com a intenção de contribuir para futuras discussões sobre a inter-relação entre a semiolinguística e o ensino de leitura de textos jornalístico-midiáticos, apresentamos algumas recomendações direcionadas a docentes da área de Língua Portuguesa, com atuação no Ensino Médio, em especial.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Letras-Português, com especialização e mestrado em Linguística pela UFPI; doutorado e pós- doutorado em Linguística pela UFMG. Docente da Graduação e Pós- Graduação em Letras da UFPI; vice-diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI), editor da revista Form@are (PARFOR/UFPI). Pesquisador e fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI/CNPq).

Antonio Aílton Ferreira de Cerqueira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. É mestre em Letras, especialista em Imagem e Publicidade e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD), da Universidade Federal do Piauí.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Saeb2017 revela que apenas 1,6% dos estudantes brasileiros do Ensino Médio demonstraram níveis de aprendizagem considerados adequados em LínguaPortuguesa. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/saeb-2017-revela-que- apenas-1-6-dos-estudantes-brasileiros-do-ensino-medio-demonstraram- niveis-de-aprendizagem-considerados-adequados-em-lingua-portug/21206. Publicado em 30 de agosto de 2018. Acesso em: 01 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela- baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206. Publicado em 03 de dezembro de 2019. Acesso em: 01 jun. 2020.

BORDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CARDOSO, Silvia Helena Barbi. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

CERVO, Amado L; BERVIAN, Pedro A. e SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson, 2006.

CHARAUDEAU, Patrick. Les conditions de compréhension du sens de discoursem Langage en FLE Texte et compréhension, Revue ICI et LÀ, Madrid, Soc. General Española de Librería, 1994. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Les-conditions-de-comprehension-du,62.html. Acesso em: 10 dez. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Para uma nova análise do discurso. In: CARNEIRO, Agostinho Dias. O Discurso da Mídia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996.

CHARAUDEAU, Patrick. Análise do discurso, controvérsias e perspectivas. In: MARI H. et alii (dir.). Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: Fale-UFMG, Carol Borges: 1999. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Analise-do-discurso-controversias.html. Acesso em: 15 jul. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma Teoria dos Sujeitos da Linguagem. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (orgs.). Análise do Discurso: Fundamentos e Práticas. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2001.

CHARAUDEAU, Patrick. De la competencia social de comunicación a las competencias discursivas. Revista latinoamericana de estudios del discurso, vol. (1), editorial Latina, Venezuela, 2001. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/De-la-competencia-social-de.html. Acesso em: 10 jul. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick e MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do. html. Acesso em: 20 jul. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Um modelo sócio-comunicacional do discurso: entre situação de comunicação e estratégias de individualização. In: STAFUZZA, Grenissa e DE PAULA, Luciane (org.) Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil, Edufu, Uberlândia, 2010. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Um-modelo-socio-comunicacional-do. html. Acesso em: 18 dez. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e Discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2016

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2018.

CHARAUDEAU, Patrick. Compréhension et interpretation: interrogations autour de deux modes d’appréhension du sens dans les sciences du langage In: ACHARD-BAYLE, G; GUÉRIN, M; KLEIBER; G.; KRYLYCHIN, M. (orgs.). Les sciences du langage et la question de l’interprétation (aujourd’hui). Limoges, Les Éditions Lambert-Lucas: 2018. p. 21-55. Disponível em português em: https://ciadrj.letras.ufrj.br/2019/11/21/novo-artigo-de-patrick-charaudeau-traduzido. Acesso em: 17 abr. 2020.

FERES, Beatriz dos Santos. Leitura, Fruição e Ensino com os meninos do Ziraldo. Niterói: EdUFF, 2011.

FERES, Beatriz dos Santos. A escola faz questão de leitores autônomos ou autômatos? Ecos de linguagem, v. 3, p. 1-19, 2014. Disponível em: https://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_ecos/ecos3_1a19.pdf. Acesso em: 7 nov. 2020.

FERES, Beatriz dos Santos. MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso. Niterói: EdUFF, 2017.

FIORIN, José Luiz. Linguística e Pedagogia da leitura. Scripta, 8(14), 2004, 107-117. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12547. Acesso em: 15 dez. 2020.

GOUVEA, Lucia Helena; PAULIUKONIS, Aparecida Lino; MONNERAT, Rosane. Texto, Cotexto e Contexto: processos de apreensão da realidade. In: MARQUESI, Sueli Cristina; ELIAS, Vanda Maria; PAULIUKONIS, Aparecida Lino. Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017.

MEC / INEP. ENEM 2018. Prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. Prova de ciências humanas e suas tecnologias. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 10 jan. 2020.

MEC / INEP. Microdados Enem. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem. Acesso em: 17 jun. 2021

MONNERAT, Rosane S.M.; FERES Beatriz dos Santos; RIBEIRO, Patrícia Ferreira Neves. (orgs.) Leitura, fruição e ensino: a formação do leitor em debate. Niterói: SSP Gráfica Editora, 2017.

PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GOUVÊA, Lúcia Helena Martins. Texto como discurso: uma visão semiolinguística. Revista Desenredo, volume 8, número 1, 2012. Disponível em http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/2638. Acesso em: 11 nov. 2020.

PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino, et al. A enunciação enunciada: reflexões sobre interfaces entre linguística do texto e semiolinguística do discurso. In: Revista (Con) Textos linguísticos. v.13, n.25, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/26117. Acesso em: 10 ago. 2020.

PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. Maria Aparecida Lino Pauliukonis entrevista Patrick Charaudeau. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v.27, n.50, p.487-495, mai./ago. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/51171. Acesso em: 13 jan. 2021.

RAMALHO, Viviane. Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. São Paulo, v. 7, n. 1, p. 178-198, junho de 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732012000100011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 dez. 2018.

SANTOS, Leonor Werneck dos e NASCIMENTO, Sylvia Jussara S. do. Abordagem dos Gêneros Textuais pelo Enem. In: MARCUSCHI, Beth e LUNA, Tatiana Simões.Avaliação de língua portuguesa no novo Enem. Jundiaí: UniAnchieta, 2017. Disponível em: http://www.portal.anchieta.br/anexos/livro-avaliacao-lingua-portuguesa-novo-enem.pdf. Data de acesso: 4 jan. 2020.

VIEGAS, Ilana da Silva Rebello. Leitura e interpretação na sala de aula: formamos leitores ou ledores? Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XIII, p. 692-703, 2009, Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/textos/livro07/LTAA7_a07.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

VIEGAS, Ilana da Silva Rebello. Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, v.4, Número 2, Especial, 2013. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/793/pdf_389. Acesso em: 10 nov. 2020.

VIEGAS, Ilana da Silva Rebello. Ensinar a ler para além do visível: do sentido de língua ao sentido de discurso. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43480/24825. Acesso em: 10 nov. 2020.

VOESE, Ingo. Análise do Discurso e o ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Cortez, 2004.

XAVIER, Glayci Kelli Reis da Silva. Charaudeau na sala de aula: argumentação e publicidade nas séries iniciais. Dissertação de Mestrado - Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. 2011. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8502. Acesso em: 7 nov. 2020.

XAVIER, Glayci; REBELLO, Ilana da Silva; MONNERAT, Rosane (org.). Semiolinguística Aplicada ao Ensino. São Paulo: Contexto, 2021.

Pubblicato

2023-02-17

Fascicolo

Sezione

Articolo