Atribuição de autoria em discussão: o caso dos títulos dos capítulos da Peregrinação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n64.1311

Palavras-chave:

Autoria, Estilística, Fernão Mendes Pinto, Francisco de Andrade

Resumo

Este estudo teve como objetivo discutir a atribuição de autoria dos títulos dos capítulos da obra Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto. Do ponto de vista teórico, adotou-se a concepção de autoria como uma série funções desempenhadas durante a criação da obra, com base em Love (2002). Do ponto de vista metodológico, fez-se comparação entre quatro corpora (títulos dos capítulos da Peregrinação, textos dos capítulos da Peregrinação, cartas e informação em língua portuguesa de Fernão Mendes Pinto e duas obras de Francisco de Andrade). Testou-se a hipótese de que Francisco de Andrade foi o autor dos títulos dos capítulos da Peregrinação, com base em Maldonado (1620). Foram encontradas evidências internas de que Pinto redigiu títulos, mas também se identificaram evidências internas da presença de Andrade nos referidos títulos. A interpretação final proposta para o caso é a de que o próprio Fernão Mendes Pinto redigiu e inseriu títulos na sua obra, mas apenas após ter terminado o texto dela, e Andrade realmente fez intervenções nos títulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Nardelli Cambraia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Letras (Português- Alemão) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Linguística Românica na Universitat de Barcelona (2010) e em Léxico e Terminologia na Universidade de Brasília (2020). Atualmente é Professor Titular de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Românica e Crítica Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo histórico e comparado de morfossintaxe de línguas românicas em uma perspectiva tipológico- funcional, lexicologia sócio-histórica e edição de textos românicos antigos. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Letras (Português-Italiano) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), especialização em Linguística Forense pela Universidade do Porto (2018), doutorado (em cotutela) em Linguística pela Universiteit Leiden e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020) e pós-doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Atualmente é Professor Adjunto de Língua Italiana e Linguística Aplicada na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Computacional e Quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e simulação computacional da variação linguística, linguística forense computacional e linguística de corpus diacrônica.

Referências

MALDONADO, Francisco de Herrera. Apologia en favor de Fernan Mendez Pinto, y desta Historia Oriental. In: PINTO, Fernan Mendez. Historia oriental de las peregrinaciones de Fernan Mendez Pinto portugues [...]. Madrid: Tomas Iunti, 1620. ff. 1r-8v. Disponível em: http://data.onb.ac.at/rep/104A70C2. Acesso: 13 jun. 2022.

Downloads

Publicado

17.02.2023

Edição

Seção

Artigos