Contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para o Entendimento da Marginalização Feminina no Gênero Série

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DOI :

https://doi.org/10.18364/rc.2024n67.1411

Mots-clés :

Linguística Sistêmico-Funcional, Violência doméstica, Gênero série

Résumé

As pessoas significam o mundo e agem sobre ele por artefatos sociossemióticos, (re)semiotizando crenças, valores etc., com marcas avaliativas. Nesse contexto, buscamos responder como a aplicação de uma análise sociossemótica pode contribuir para a desnaturalização da violência contra a mulher no gênero série. Como objetivo geral, analisamos semioticamente multimodos linguísticos, avaliando como a marginalização feminina se manifesta. Justifica-se pela necessidade de desnaturalizar estereótipos machistas que segregam a identidade da mulher. Metodologicamente, selecionamos três frames da série “Bom dia, Verônica”, da primeira temporada, na Netflix, que retratam cenas de violência doméstica, filiando à Semiótica Social, com ênfase na Gramática Sistêmico-Funcional, destacando o nível (extra)linguístico hallidayiano, estruturado pelos contextos de cultura e situação, bem como o modo pelo qual o sistema semiótico verbal representa as pessoas no mundo e as relações desempenhadas por elas. Como conclusão, o sistema semiótico verbal denuncia à invisibilidade feminina, por estratégias léxico-gramaticais, marcadas por ideologias, cultura, construção identitária.

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Arlete Ribeiro Nepomuceno, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Possui graduação em Letras Português/ Francês (1989) e especialização (Lato Sensu) em Linguística pela Universidade Estadual da Montes Claros (2000), mestrado em Língua Portuguesa (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP -, e doutorado em Estudos Linguísticos (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora adjunta efetiva na Universidade Estadual de Montes - Unimontes. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Tem experiência no ensino e na pesquisa na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Parataxe, Hipotaxe, Encaixamento; Gramática Sistêmico-Funcional e do Design Visual, Multimodalidade e Análise Crítica do Discurso.

Maria Clara Gonçalves Ramos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social, pela Universidade Federal de Santa Maria/RS, bolsista pela CNPq e graduada em Letras Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG (2019-2023). Desenvolve trabalhos relacionados à perspectiva sociossemiótica, com as pesquisas “Mídia, política e gramática sistêmico-funcional”, “Leitura multissemiótica em diferentes gêneros discursivos”, “Mulheres em (dis)cursos: representações identitárias na série Bom dia, Verônica” e “A Promoção do Ensino- Aprendizagem da Leitura de Textos Midiáticos Multimodais na Educação Básica”, sendo estas financiadas pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).

Vera Lúcia Viana de Paes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Tem mestrado em Letras: estudos linguísticos - Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em letras português/ área Linguística e Literatura (Universidade Estadual de Montes Claros). Especialização lato sensu em língua inglesa. Professora pesquisadora no projeto de extensão Unimontes/Fapemig: A Promoção do Ensino-Aprendizagem da Leitura de Textos Midiáticos Multimodais na Educação Básica (2023). Professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede estadual de ensino (2020 a 2023). Pesquisa teorias linguísticas da língua em uso: Linguística Sistêmico-Funcional (Gramática Sistêmico-Funcional), Gramática do Design Visual, Teoria Multimodal, Semiótica Social e Análise de Discurso Crítica.

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Publié-e

2024-07-03

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