Dicionários escolares especializados: a lexicografia para o ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i60.422

Palabras clave:

Lexicografia. Dicionário especializado. Ensino fundamental. Coleções. PNLD.

Resumen

A pesquisa que deu origem ao artigo é do campo da Linguística e da Educação e, por meio dele, se tentará responder como é realizado o trabalho com o uso do dicionário em livros didáticos. Além dos pontos relevantes que nortearam a pesquisa, como compreender as acepções acerca de processos linguísticos, como sinonímia e hiperonímia com vistas a ampliar o repertório de palavras e os mecanismos da retórica dos sujeitos inscritos numa prática pedagógica escolar, além de analisar esses processos nas coleções aprovadas no PNLD: Projeto Teláris, Português Linguagens e Singular & Plural; perceber a importância do uso do dicionário nessas coleções como prática lúdica, considerando possíveis jogos a serem realizados para desenvolver capacidades de argumentação e criatividade. O artigo ancora-se nos principais autores da Linguística: Antunes (2012), Basílio (2013), Leal (2003) e Vilela (1994). A análise realizada foi de natureza qualitativa e verificou-se uma frequência de atividades que trabalharam com a polissemia.

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Biografía del autor/a

Arabie Bezri Hermont, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

É mestre (1999) e doutora (2005) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É graduada em Letras (1997) e em Comunicação Social (1989) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e da Graduação em Letras e Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos em Linguagem e Cognição (ElinC) (PUC Minas).

Manoela Moreira Coscarella, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

É graduada em Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Obteve bolsa de incentivo à docência (PIBID CAPES) durante dois anos. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC Minas. É monitora do curso intensivo de Português para estrangeiros (PLE) desde 2019 na PUC Minas. Participação do programa Residência Pedagógica em 2019. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa Estudos em Linguagem e Cognição (ElinC) da PUC Minas.

Citas

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Publicado

2020-12-09

Número

Sección

Artículo