Vida nossa ou vida da gente: um estudo variacionista dos pronomes possessivos de 1.ª pessoa do plural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n65.1331

Palabras clave:

Pronomes Possessivos, 1ª Pessoa do Plural, Falar Culto, Fortaleza, Sociolinguística Variacionista

Resumen

Tendo por base os pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista, o presente artigo objetiva investigar a variação entre os pronomes possessivos de primeira pessoa do plural nosso/a(-s) e a forma inovadora da gente na fala culta fortalezense. Para tanto, utilizamos a amostra do projeto Descrição do Português Oral Culto de Fortaleza - PORCUFORT - FASE II, constituída por 36 informantes retirados do tipo de inquérito Diálogo entre Dois Informantes (D2). Os resultados evidenciam que a variação das formas da gente e nosso/a(-s) favorecem o uso da variante conservadora, sendo a mais utilizada na comunidade de fala estudada. Embora a variante inovadora tenha se mostrado influenciada pelos fatores linguísticos tamanho do grupo e tipo de posse, concluímos que a forma da gente ainda apresenta contextos de restrição de ocorrência, e, portanto, inferimos que a mudança no paradigma pronominal possessivo na comunidade analisada ainda está bem distante de ser implementada.

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Biografía del autor/a

Aluiza Alves de Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará – UFC. É professora no nível Associado do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PosLA da Universidade Estadual do Ceará – UECE, onde coordena o Laboratório de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará – LAPESCE e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas de Fortaleza- CE (SOCIOFOR). Tem experiência na área de Sociolinguística e Dialetologia.

Sara Alexandre Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Letras pelo PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, campus Currais Novos (2021). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ (2015). Graduada em Letras Português/Inglês pela Autarquia Educacional de Belo Jardim-PE – AEB (1998). Atua na área de Linguística com ênfase em Sociolinguística Educacional e Gramática e Ensino.

Francisco de Assis Pereira da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Crateús (2021). Graduado em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Crateús (2018). Atua na área de Letras com ênfase em Linguística e Sociolinguística Variacionista.

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Publicado

2023-07-23

Número

Sección

Artículo