Grammatical gender assignment by Portuguese non-native language learners in suffixed words

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n63.540

Keywords:

Grammatical gender, Lexical acquisition, Suffixation, Derivation, Portuguese as a non-native language

Abstract

This study aims to investigate to what extent the grammatical gender assignment of suffixed nouns by learners of European Portuguese as a non-native language (PNNL) varies according to the suffix and, more specifically, its formal class and the gender’s marker associated to them. The empirical basis of this study was drawn from a survey, in which late learners, native speakers of Chinese, who attend classes of different levels of learning (from B1 to C1), were asked to explicit the nominal gender value of suffixed nouns in -ção, -s[z]ão, -ão, -agem, -idade and -ice. Identical patterns were found at all levels of learning, but there is a notable incidence of deviations in suffixed forms in -ão and -ice. These results show that the assignment of nouns to genders depends on the degree of representativeness and opacity of the suffix in the input and its associated gender value.

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Author Biographies

Graça Rio-Torto, Universidade de Coimbra

Professora catedrática (apos.) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, doutorada em Linguística pela mesma instituição, onde sempre exerceu a sua atividade docente e de pesquisa, estando vinculada a diversos programas de Graduação e de Pós-graduação. É membro do Celga- Iltec, centro de pesquisa em Linguística sediado na FLUC, onde coordena um grupo de I&D sobre léxico e formação de palavras em português. Participa como membro ou como coordenadora em diversos projetos internacionais. Tem vários livros publicados, com destaque para a Gramática Derivacional do Português (Coimbra, IUC, 2016) e para Prefixação na língua portuguesa contemporânea (São Paulo, Cortez, 2019). É autora de numerosos artigos publicados em revistas e em livros, orientou várias dezenas de mestrados, de doutoramentos e de pós-doutoramentos, e atua como membro da comissão científica e/ou editorial de várias revistas de circulação internacional. A sua investigação atual privilegia o léxico, a morfologia e a semântica da formação de palavras, em Portugal e no Brasil, bem como a morfossintaxe da língua portuguesa como língua não materna.

Tânia Ferreira, Universidade de Coimbra

Investigadora doutorada, membro integrado e membro do Conselho Científico do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). É doutorada em Linguística do Português: Investigação e Ensino pela Universidade de Coimbra com a tese Aquisição/aprendizagem do sistema de atribuição de género nominal em PLNM. Tem especial interesse pela investigação na área da Linguística Aplicada ao Ensino do português como língua não materna, colaborando em Projetos de investigação desenvolvidos na linha temática Português em Contacto do CELGA-ILTEC. Últimos trabalhos publicados: A morfologia dos desvios de género gramatical em PLNM (2021, Brasil); A aquisição tardia do género gramatical por aprendentes de língua materna espanhola e chinesa (2020, Macau); Ensinar PLE na China continental: desafios e oportunidades (2020, Macau).

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Published

2022-08-15

Issue

Section

Articles