Gêneros mediadores de letramentos e educação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021n61.396

Palavras-chave:

pesquisa-ação, Circuito Curricular Mediado por Gênero, material didático.

Resumo

Este artigo relata e discute uma pesquisa-ação no campo de estudos da Linguística Aplicada, por meio da qual foram desenvolvidas atividades de letramento em contexto escolar, mediadas pelos gêneros conto e pôster científico. Como estratégia de intervenção pedagógica, foi desenvolvida uma unidade didática estruturada em Circuito Curricular Mediado por Gênero. O objetivo foi investigar como essas estratégias poderiam contribuir com as práticas de leitura, produção textual e análise linguística, propiciando a formação de alunos e professores envolvidos. Os resultados indicaram a possibilidade de se inovarem as aulas de língua portuguesa a partir da investigação da língua, articulada ao letramento científico e do professor, de modo que sejam reconfiguradas as propostas tradicionais de ensino.

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Biografia do Autor

Aylizara Pinheiro dos Reis, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Secretaria Municipal de Ensino de Araguaína (SEMED-Araguaína) Secretaria Estadual de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO)

Possui licenciatura e mestrado profissional em Letras (ProfLetras) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela mesma universidade, professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins (SEDUC) e supervisora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Araguaína (SEMED).

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui estágio de pós-doutorado na The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e na Aswan University (Egito). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D, membro do Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística – CA-LL/CNPq (2021-2024) e do grupo de trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (FELA/ANPOLL), docente no Campus de Palmas, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), lecionando na Licenciatura em Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação em Letras (mestrado e doutorado). Coordena o grupo de pesquisa Práticas de Linguagens – PLES (UFT/CNPq). Possui publicações que tematizam educação científica, práticas de ensino de línguas e de formação de professores, conteúdos de interesse em pesquisas desenvolvidas e orientadas na Linguística Aplicada.

Mirella de Oliveira Freitas, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciada em Letras e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professora do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desenvolve estudos que focalizam as práticas de letramentos em contextos situados de ensino-aprendizagem de língua materna, visando à ressignificação de escolhas didático-metodológicas para o desenvolvimento de competências leitora e escritora mais imbuídas de criticidade e autonomia.

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Publicado

05.09.2021

Edição

Seção

Artigos