Mediating genres of literacies and scientific education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021n61.396

Keywords:

action research, Genre Pedagogy Cycle, teaching material.

Abstract

This article reports and discusses an action research in the field of Applied Linguistics studies, through which literacy activities were developed in the school context, mediated by the short story and scientific poster genres. As a pedagogical intervention strategy, a teaching unit was developed, structured in a Genre Pedagogy Cycle. The objective was to investigate how these strategies could contribute to the practices of reading, textual production and linguistic analysis, providing the education of students and teachers involved in the process. The results indicated the possibility of innovating Portuguese language classes based on language research, linked to scientific and teacher literacy, so that the traditional teaching proposals are reconfigured.

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Author Biographies

Aylizara Pinheiro dos Reis, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Secretaria Municipal de Ensino de Araguaína (SEMED-Araguaína) Secretaria Estadual de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO)

Possui licenciatura e mestrado profissional em Letras (ProfLetras) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É doutoranda em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela mesma universidade, professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins (SEDUC) e supervisora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Araguaína (SEMED).

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui estágio de pós-doutorado na The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e na Aswan University (Egito). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D, membro do Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística – CA-LL/CNPq (2021-2024) e do grupo de trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (FELA/ANPOLL), docente no Campus de Palmas, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), lecionando na Licenciatura em Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação em Letras (mestrado e doutorado). Coordena o grupo de pesquisa Práticas de Linguagens – PLES (UFT/CNPq). Possui publicações que tematizam educação científica, práticas de ensino de línguas e de formação de professores, conteúdos de interesse em pesquisas desenvolvidas e orientadas na Linguística Aplicada.

Mirella de Oliveira Freitas, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciada em Letras e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professora do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desenvolve estudos que focalizam as práticas de letramentos em contextos situados de ensino-aprendizagem de língua materna, visando à ressignificação de escolhas didático-metodológicas para o desenvolvimento de competências leitora e escritora mais imbuídas de criticidade e autonomia.

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Published

2021-09-05

Issue

Section

Articles