Formação docente em ensino bilíngue e as implicações da utilização de metodologias monolingues: estratégias de aprimoramento de práticas pedagógicas na escola primária de Cunheia, distrito de Mocuba, Zambézia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1443

Palavras-chave:

Ensino bilíngue, formação de professores, metodologias monolingues

Resumo

Este estudo analisou a formação de professores em exercício no ensino bilíngue e as implicações do uso de metodologias monolingues nas escolas primárias de Moçambique, com foco na Escola Primária de Cunheia, Mocuba. A pesquisa utilizou questionários e observação de aulas para identificar práticas pedagógicas e desafios enfrentados pelos docentes. Os resultados indicam que a falta de formação específica em ensino bilíngue leva os professores a adoptarem métodos monolingues, agravado pela falta de recursos didácticos adequados. As hipóteses foram confirmadas, evidenciando a necessidade de capacitação contínua e de materiais didácticos bilíngues. Conclui-se que o sucesso do ensino bilíngue depende da melhoria na formação docente e no suporte pedagógico.

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Biografia do Autor

Brain Daniel Tachiua, Universidade Licungo

Brain Daniel Tachiua, natural da Cidade de Chimoio, Província de Manica, em Moçambique, é docente e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Licungo, em Moçambique, desde 2009, leccionando as disciplinas de Mundo Lusófono, Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa, Didáctica do Português, Interculturalidade e Língua Portuguesa na CPLP e Língua Portuguesa nos cursos de Graduação. Trabalha como docente do módulo de Metodologias e Processos de Ensino e Aprendizagem no Curso de Pós-graduação em Metodologias de Ensino da Faculdade no Programa de Mestrado em Educação/Ensino do Português de Educação da Universidade Licungo. Tem o bacharelato, licenciatura e mestrado em Ensino do Português feitos na Universidade Pedagógica de Moçambique. Tem ainda o nível de doutoramento em Ciências de Educação – Especialidade em Literacias pela Universidade do Minho em Portugal, tendo estudado a seguinte temática “Práticas de Ensino da Leitura no Ensino Secundário Geral: Perspectivas de Alunos e Professores”.

Paulo Vasco Chacanza, Universidade Licungo

Licenciado em ensino de Português e mestre em Letras pela Universidade Licungo, extensão de Sofala. É professor da disciplina de português nos ensinos primário e secundário moçambicanos há mais de 20 anos.

Anastácio Joaquim Nhambau, Universidade Licungo

É, por formação, professor de Inglês e Português, interessado em estudos sobre o ensino de línguas inglesa e portuguesa no contexto educacional moçambicano, com foco em estratégias de ensino inclusivas e práticas pedagógicas inovadoras.

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Publicado

16.02.2025

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Artigos