#Edaí: um estudo sobre impolidez e tomada de postura no Twitter brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n63.597

Palavras-chave:

Comunidades digitais, Pragmática, (Im)polidez linguística, Postura linguística, Uso de hashtags

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar a #edaí, empregada em abril / maio de 2020, à luz da Teoria da Impolidez (Culpeper, 2011 Culpper, Haugh e Kádár, 2017) e da Teoria da Postura (DeBois, 2007 e Evans, 2016). Os dados foram coletados do Twitter, nos perfis dos três jornais de maior circulação no Brasil. Os resultados demonstraram que #edaí serviu para criar laços sociais e para formar uma comunidade transitória de prática (Mills (2002), bem como para expressar postura política e impolidez linguística, principalmente por meio do sarcasmo e do deboche.

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Biografia do Autor

Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora de Sintaxe Funcional, de Semântica e de Pragmática na FALE UFMG e pesquisadora da pós-graduação (Poslin FALE - UFMG). É bolsista produtividade do CNPq (Nível 2) e membro do GT de Descrição do Português da ANPOLL. É líder do Grupo de Estudos sobre Polidez, Texto e Discurso (GEPTED - CNPq)

Lucas Willian Oliveira Marciano, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Faculdade de Letras da UFMG. Atualmente é doutorando em Estudos Linguísticos pelo mesmo programa. Atua como professor da rede municipal de ensino em Belo Horizonte.

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Publicado

15.08.2022

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Artigos