A relação entre as categorias tempo e aspecto e o ensino de língua portuguesa: como fazem os livros didáticos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i60.449

Palavras-chave:

Tempo. Aspecto. Livros Didáticos. Ensino de língua.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar como dois livros didáticos de Língua Portuguesa de 6º ano (Tecendo Linguagens e Apoema) abordam a relação entre as categorias linguísticas tempo e aspecto. A pesquisa parte da discussão sobre tais categorias à luz da perspectiva da Enunciação, baseada em Benveniste (2006), Flores (2013), Travaglia (2016) e outros, e sobre ensino de língua materna, fundamentada em Possenti (1996), Antunes (2007), Bagno (2001) e Neves (2003). Analisou-se a visão de língua e de gramática das autoras em cada obra, como também os exemplos e os enunciados das questões referentes às categorias. Além disso, fez-se um comparativo entre os dois livros, o que apontou semelhanças quanto às atividades de identificação de tempos verbais e diferenças quanto à abordagem das categorias, pois enquanto o livro Tecendo Linguagens prioriza questões mais formais, privilegiando a categoria tempo, o livro Apoema, além da abordagem formal de tempo, suscita reflexões quanto ao aspecto e os sentidos produzidos por ele.

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Biografias Autor

Maria Auxiliadora Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí

É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e pós-doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). É professora associada da Universidade Federal do Piauí com atuação na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Rodrigo Alves Silva, Universidade Federal do Piauí

É doutorando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre e graduado em Letras pela mesma instituição. Atua como professor de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da Rede Municipal de Educação de Teresina - PI.

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Publicado

2020-11-18

Edição

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Artigos