A produção escrita no ensino fundamental: o quê, como e para quem se escreve?

Autores

  • Vanessa Wendhausen Lima Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Vanessa Arlésia de Souza Ferretti-Soares Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ederson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i47.42

Resumo

RESUMO: A partir de 69 relatórios de 17 professores acerca do trabalho desenvolvido em turmas do Ensino Fundamental II, na região do Vale do Itajaí/SC, o presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões acerca de três pontos norteadores: a) o quê; b) como e c) para quem se escreve nas aulas de português. A partir de reflexões pautadas no estudo dos letramentos, percebeu-se que há legitimação de práticas de letramento escolar pautadas no modelo autônomo e eventos reconfiguradores dessas práticas, que contribuem para a efetivação do letramento ideológico, com interações que envolvem sujeitos para além da sala de aula, incorporando também os sujeitos situados nas instâncias de ensino e aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: ensino de língua portuguesa, letramento; produção textual; gêneros discursivos.

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Biografias Autor

Vanessa Wendhausen Lima, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Linguagem pela UNISUL Mestre em Ciências da Linguagem pela UNISUL Especialista em Tecnologia da Informação e da Comunicação em Educação pela PUC-RS

Vanessa Arlésia de Souza Ferretti-Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística pela UFSC Mestre em Linguística pela UFSC

Ederson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC, pós-graduando em Ontologia e Epistemologia e graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande. É membro do Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq) e da ALAB.

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Publicado

2015-08-14

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Artigos