Fala>Ala: implicações mútuas entre fala e escrita na consolidação da consciência fonológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n63.534

Palavras-chave:

processo de aprendizagem da escrita, consciência linguística, representação mental, experiência

Resumo

Este trabalho buscou investigar a relação entre o processo de aprendizagem da escrita e conhecimento fonológico dos falantes. Morais et al (1979) e Read et al (1986) observaram o desempenho de indivíduos em tarefas de segmentação de palavras e observaram que falantes que tiveram contato com a escrita alfabética tiveram melhor desempenho nas tarefas de segmentar sons das palavras do que falantes não-alfabetizados ou que tiveram exposição apenas à escrita ideográfica. Cristófaro-Silva e Guimarães (2013) sugerem que fala e escrita se implicam mutuamente, estando as duas modalidades em constante interação na construção da representação mental e, consequentemente, na emergência e consolidação da consciência linguística. A fim de investigar a relação entre a aprendizagem da escrita alfabética e o conhecimento linguístico dos falantes, um teste de segmentação de palavras com a metodologia semelhante à de Morais et al (1979) foi aplicado a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com diferentes graus de contato com a escrita. Para análise dos resultados, foram adotados os pressupostos dos Modelos Baseados no Uso, segundo os quais as experiências dos falantes têm impacto na construção do conhecimento linguístico. As respostas dos participantes foram submetidas a um modelo de regressão logística multinominal e os resultados mostraram uma forte correlação entre o grau de escolaridade – tomado como parâmetro para medir o grau de contato e domínio da escrita – e resposta à tarefa do teste. A partir dos resultados obtidos, argumenta-se em favor da dinamicidade da consciência linguística, sendo possível admitir que, assim como a fala interfere na aprendizagem da escrita, a construção da consciência fonológica é afetada pela aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Assim, um maior domínio da escrita favorece não só a habilidade de segmentar palavras, como também consolidação – e r obustez – da consciência fonológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Alexandre Silva Lopes de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor adjunto do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Direito (2000) e Letras - Português/ Inglês (2010) pela UFRJ, mestrado (2012) e doutorado (2017) em Linguística pela UFRJ. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFRJ), membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL e do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL/UFRJ). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: variação e mudança linguística, percepção da variação socialmente indexada e aquisição da escrita, em especial por grupos de indivíduos periféricos.

Anderson Xavier da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e realiza pesquisa em Linguística, com foco em Sociolinguística e Modelos Funcionais Baseados no Uso, com ênfase em aprendizagem da escrita e impactos no conhecimento fonológico. Possui Formação de Professores pelo Instituto de Educação Carlos Pasquale em nível médio (2012); Graduação em Letras, Licenciatura em Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019).

Referências

BYBEE, J. L. BYBEE, J. Phonology and language use. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

BYBEE, J. L. BYBEE, J. Língua, uso e cognição / Joan Bybee; tradução Maria Angélica Furtado da Cunha; revisão técnica Sebastião Carlos Leite Gonçalves. — São Paulo: Cortez, 2016.

CRISTÓFARO-SILVA, T. Descartando fonemas: a representação mental na Fonologia de Uso. In: Teoria Linguística: Fonologia e outros temas. Dermeval da Hora & Gisela Collischonn (orgs.). Ed. Universitária. UFPB. p. 200-231, 2013.

CRISTÓFARO SILVA, T.; GOMES, C. A. Fonologia na perspectiva dos Modelos de Exemplares. In: GOMES, C. A. (org) Fonologia na perspectiva dos Modelos de Exemplares. São Paulo: Contexto, 2020, p. 13-16.

CRISTÓFARO-SILVA, T.; GUIMARÃES, D. O. A aquisição da linguagem falada e escrita: o papel da consciência linguística. Letras de hoje. Porto Alegre, v. 48, n. 3. p. 316-323, 2018.

DIAS, A. C. G., & TEIXEIRA, M. A. P. Gravidez na adolescência: um olhar sobre um fenômeno complexo. In: Paideia. Vol. 20, No. 45, p. 123-131, 2010.

FOULKES, P.; DOCHERTY, G. J. The social life of phonetics and phonology. Journal of Phonetics, vol. 34, 2006, p. 409-438.

GRECO, A. Alçamento de vogais médias pretônicas do português na oralidade de crianças de Belo Horizonte. Monografia (Graduação) – Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2009.

MORAIS, J., CARY,.L., ALEGRIA, J.. & BERTELSON, P. Does awareness of speech as a sequence of phones arise spontaneously? Cognition, 7, 321-331, 1979.

OLIVEIRA, Marco Antônio de. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita: caderno do formador. Belo Horizonte: Ceale/ FaE/UFMG, 2005.

PIERREHUMBERT, J. B. Probabilistic Phonology: Discrimination and Robustness. In R. BOD, R.; Hay, J.; S Jannedy, S. (eds.) Probability Theory in Linguistics. The MIT Press, Cambridge MA, p.177-228, 2003.

READ, C.: YUN-FE, Z.; HONG-YIN, N.; BAO-QING, D. The ability to manipulate speech sound depends on knowing alphabetic writing. Cognition, 24, 31-44, 1986.

SALATA, A. Razões da Evasão: abandono escolar entre jovens no Brasil. In Interseções [Rio de Janeiro] v. 21 n. 1, p. 99-128, 2019.

SAVIN, H. B. What the child knows about speech when he starts to learn to read: Language by ear and by eye. Cambridge, Mass, 1972.

SOARES, M. Alfabetização e literatura. In: Guia da Alfabetização, n. 2, p. 17, 2010.

Downloads

Publicado

15.08.2022

Edição

Seção

Artigos