Encaminhamentos para a reescrita na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n63.526

Palavras-chave:

Letramento, Formação inicial, Encaminhamentos para a reescrita.

Resumo

A realização de atividades com professores em formação inicial que tenham o intuito de prepará-los para sua prática profissional é um dos objetivos da pesquisa cuja primeira fase é descrita nesse trabalho. Acompanhamos o primeiro estágio de uma turma de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína e, para isso, realizaremos algumas etapas, baseadas no estudo de Menegassi (2013). São elas: (i) diagnóstico inicial, (ii) encaminhamentos teórico-metodológicos, (iii) reflexão sobre o processo e (iv) diagnóstico final. Com esse trabalho, temos o objetivo de apresentar a realização dessas quatro etapas. Baseadas nas concepções bakhtiniana de gênero do discurso, as análises mostraram a apropriação pelos alunos-mestre do conhecimento teórico sobre reescrita que adquiriram com as leituras dos textos disponibilizados, bem como da importância do dialogismo no momento da correção de um texto, além da preocupação com a compreensão do aluno sobre sua intervenção.

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Biografia do Autor

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Associado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, campus de Araraquara.

Selma Maria Abdalla Dias Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Professora adjunta da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em estudos Linguísticos, docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) e coordenadora do PROFLETRAS (Mestrado Profissional). Atua na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de professores de línguas. Grupo de pesquisa: Identidade(s), Crenças e Emoções na Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa numa Comunidade de Prática-CdP.

Aliny Sousa Mendes Margarida, Secretaria Municipal de Educação de Marabá

Professora da Educação Básica da rede municipal de ensino de Marabá-PA (SEMED). Doutora em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

15.08.2022

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Artigos