O latim como Língua Interdisciplinar

Auteurs-es

  • Amós Coêlho da silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI :

https://doi.org/10.18364/rc.2022n62.388

Mots-clés :

Latim, Português, intertextualidade, interdisciplinaridade, Etimologia

Résumé

A linguagem é um objeto de análises diversificadas, com pontos de vista firmados a partir de pesquisas históricas que podem ser entre o sujeito e a linguagem, assim, se abrindo com a análise psicolinguística, em relação à sociedade e a linguagem, teremos sociolinguística. Cabe, pois, à competência de linguistas quais as necessidades de estudos escolares. A imprescindibilidade da inclusão do Latim na grade curricular escolar não apenas é pelo fato histórico de a língua portuguesa ser oriunda do latim, mas pela própria presença fonológica, morfológica, sintática, semântica, com justa razão defendida por professores, que se tornaram filólogos e lecionaram na fase escolar básica da formação do estudante brasileiro. Ao se examinar presenças intertextuais na estruturação gramatical e, dados os avanços linguísticos, hoje podemos indicar também o campo de estudos semiológicos como uma das razões inquestionáveis, como em alguns exemplos que abordaremos nas significações culturais do mundo biossocial. Significações culturais camufladas no dia a dia e manifestadas na estética artística e poética, cujas descobertas competem ao recurso interdisciplinar do estudo etimológico.

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Biographie de l'auteur-e

Amós Coêlho da silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Tem mestrado e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professor titular na Universidade Gama Filho até 2006 e é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua na Graduação com ênfase em Latim e na Pós Stricto Sensu Letras, Mestrado e Doutorado, na área de Estudos de Literatura.

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Publié-e

2022-02-13

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Rubrique

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