Avaliação da presença de elementos coesivos no Enem: orientações do material preparatório da competência IV
DOI :
https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1427Mots-clés :
Avaliação da produção escrita, Elementos coesivos, Redação do EnemRésumé
Objetivamos, neste trabalho, analisar as orientações direcionadas à avaliação da presença de elementos coesivos na prova de redação do Enem. Para isso, direcionamos nossa análise às orientações reveladas no Módulo 6 do Curso de Capacitação para Avaliadores do Enem, observando como tais orientações conduzem os avaliadores a examinarem os elementos coesivos mobilizados nas produções escritas, a partir de seis ocorrências dispostas no material. Do ponto de vista teórico-metodológico, lançamos mão de uma pesquisa caracterizada como documental, qualitativa, interpretativo-descritiva e de método dedutivo, em diálogo com as contribuições dos estudos da Linguística Aplicada e da Linguística Textual. De modo geral, diante da análise empreendida no material formativo, percebemos que as orientações apontam para uma avaliação da coesão que, baseada nos critérios de presença de elementos coesivos, dá ênfase a uma concepção mais estrutural da prática de coerir, como a posição dos operadores argumentativos nos textos e a paragrafação.
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