“O que é Ser Jovem até o Fim”: uma análise discursiva

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DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n64.1317

Palavras-chave:

Discurso, Idoso, Jovem, Mídia, Ideologia

Resumo

Tivemos como objetivo, neste artigo, analisar uma reportagem da Revista Veja, que investiga a questão da velhice. Para isso, utilizamo-nos dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de orientação francesa (AD), com o fito de analisar os possíveis sentidos presentes nos discursos que a imprensa veicula sobre a velhice na sociedade contemporânea. Assim, pudemos verificar que há uma representação de que só é velho quem quer. Na reportagem analisada, ao mesmo tempo em que se procura promover o idoso ideal, que se dispõe a ter uma vida ativa, acaba, também, por divulgar um sujeito marginalizado, inativo, ocioso, sem vez e voz.

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Biografia do Autor

Silvane Aparecida de Freitas, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Cumpriu estágio de pós-doutorado em linguística Aplicada pela Unicamp de Campinas. Doutora em Letras pela Unesp/Assis. Docente sênior do mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Paranaíba.

Hellen Ferreira da Silva Alves dos Santos, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestranda em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Já atuou como professora em diversas escolas públicas e particulares, atualmente atua como assistente social do Cras Maria Felix da Silva- Lourdes. Recentemente concluiu a especialização em Docência em Ensino fundamental, médio e superior na Instituição FAEC/Instituição: Instituto de Ensino São Francisco-IESF/FAEC/UNIJALES.

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Publicado

17.02.2023

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Artigos