Edição Modernizada dos Dois Livros Manuscritos do Brejo do Campo Seco, Ba (XVIII-XIX): desafios da nova filologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n64.1075

Palavras-chave:

Português brasileiro, Corpus eletrônico, Edição modernizada, eDictor

Resumo

Livro do Gado e Livro de Razão (XVIII-XIX), do Brejo do Campo Seco, Bahia, fazem parte do banco de textos do Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desde 2012. Encontram-se, atualmente, em edição semidiplomática, segundo critérios de transcrição do Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB) (SANTOS, 2019; SILVA, 2021), e em edição modernizada – com uso da ferramenta eDictor (PAIXÃO DE SOUSA; KEPLER; FARIA, 2009) –, disponíveis no Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS) (http://www.uefs.br/cedohs/). Nesta oportunidade, será apresentado o trabalho de edição modernizada dos livros manuscritos e os desafios que as especificidades desse material colocaram à ferramenta computacional utilizada, levando a seu aprimoramento. Trata-se de contribuições que o CE-DOHS oferece à Nova Filologia (CRANE et al, 2008), haja vista o objetivo do projeto de constituir corpora diacrônicos, sintaticamente anotados, para estudo da história do português brasileiro, com a possibilidade de busca automática de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2009, com estágio de doutoramento no Centro Linguístico da Universidade de Lisboa (CLUL/CAPES). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2019. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde é Professora Titular, coordena o Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) e o projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS/ FAPESB) e é coeditora da revista A Cor das Letras. Membro do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB), do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR/UFBA) e da Comissão Científica Internacional do Projeto Pombalia – Pombal Global.

Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, Universidade Estadual de Feria de Santana (UEFS)

Doutora em Linguística (2005) e Pós-Doutora em Linguística de Corpus (2010) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde coordena o projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS/FAPESB). Integra a equipe de pesquisadores do Projeto Nacional para a História do Português Brasileiro (PHPB), do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR/UFBA) e a Comissão Científica Internacional do Projeto Pombalia – Pombal Global.

Bruno Lopes de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduando em Licenciatura em Letras com Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq, 2020-2021), sob a orientação da Profa. Dra. Zenaide de Oliveira Novais Carneiro. Integra as equipes do Projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS/UEFS) e do Programa Para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR/UFBA).

Taine do Rosário, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduanda em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Referências

ALVES, D. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico:dos exemplos internacionais ao caso português. Lisboa: Ler História, 2016.

CARNEIRO, Z. O. N.; LACERDA, M. F. O. (Org). CE-DOHS - Corpus

Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (2012-2025). URL: http://www.uefs.br/cedohs. Acesso em 19 abr 2021.

CARNEIRO, Z. de O. N.; LACERDA, M. F. de O. Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão: etapa 1 (1750-2000). Revista Binacional Brasil-Argentina:Diálogo entre às Ciências, v. 8, p. 205-221, 2019.

CARNEIRO, Z. O. N., SILVA, A. J.; SOUZA, E. H. P. (Org.). Livro de razão

(XVIII-XIX): edições fac-similar e semidiplomática: volume 2. Feira de Santana : UEFS Editora, 2022. 380 p. Coleção: O Sertão por Escrito: edição filológica dos livros do arquivo do Sobrado do Brejo (Bahia). Coordenação geral: Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda.

CRANE, G. (et al.). ePhilology: when the boocks talk to their readers. BlackwellCampanionto Digital LiteraryStudies. Oxford: Blackwell, 2008.

FARIA, P.; GALVES, C. Criando “Bancos de Árvores”: O Sistema de Anotação e o Processo Automático. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas: v. 58, n. 2 p. 299-315, maio/ago./2016. Disponível em 21 Feira de

Santana, v. 19, n. 2, p. 8-2, 2018 http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/article/view/5133. Acesso em 25 mar. 2018.

FOISIL, M. A escritura do foro privado. In: ARIÈS, P.; CHARTIER, R. (Org.). História da vida privada: Da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. v. 3. p. 331-369.

GONÇALVES, M. F.; BANZA, A. P. (org.). Património textual e humanidades digitais:da antiga à nova Filologia. Évora: CIDEHUS, 2013.

LACERDA, M. F. O.; CARNEIRO, Z. O. N. Edição filológica e digital do Livro do Gado e do Livro de Razão do Arquivo do Sobrado do Brejo (Bahia setecentista e oitocentista). In: Labor Histórico, Rio de Janeiro, 2, 2016. p. 151-163.

LACERDA, M. F. O.; CARNEIRO, Z. O. N; SANTIAGO. Núcleo de Estudos

de Língua Portuguesa. URL: https://nelpuefs.wordpress.com/. Acesso em 19 abr 2021.

LACERDA, M. F. O.; SANTOS, E. B. (Org.). Livro do gado (XVIII-XIX):

edições fac-similar e semidiplomática: volume 1. Feira de Santana: UEFS Editora, 2022. 118 p. Coleção: O Sertão por Escrito: edição filológica dos livros do arquivo do Sobrado do Brejo (Bahia). Coordenação geral: Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda.

LEAL, I; REZENDE, G. R. P; CARNEIRO, Z. O. N.; FARIA, P.; LACERDA,

M. F. O. A ferramenta de busca E-CORP aplicada ao Corpus Eletrônico

de Documentos Históricos do Sertão. A COR DAS LETRAS (UEFS), v. 19,

p. 8-21, 2019.

LOBO, T. C. F. Arquivos, acervos e a reconstrução histórica do português brasileiro. In: OLIVEIRA, K.; CUNHA E SOUZA, H. F.; SOLEDADE, J.

(Org.). Do português arcaico ao português brasileiro: outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 305-327.

MATTOS E LOBO, T. C. F.; OLIVEIRA, K. História da cultura escrita no Brasil: um programa de investigação/HISCULTE, 2012. No prelo.

PAIXÃO DE SOUSA, M. C.; KEPLER, F. N.; FARIA, P. E-dictor: Novas

perspectivas na codificação e edição de corpora de textos históricos. In: Anais do VIII Encontro de Linguística de Corpus, realizado na UERJ, 13 a 14 de novembro de 2009. Rio de Janeiro, 2009. p. 69-105.

SANTOS, E. B.O Livro do Gado do brejo do campo seco (Bahia): edição semidiplomática e descrição de índices grafo-fonéticos. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos), UEFS, 2019.

SANTOS, J. V.; BRITO, G. S. Fotografia técnica de documentos para formação de corpora digitais eletrônicos: o método desenvolvido no Lapelinc. Letras & Letras, v. 30, n. 2, p. 421-430, 18 dez. 2014.

SANTIAGO, H. S.; LACERDA, M. F. O.; CARNEIRO, Z. O. N. A Filologia

e a História das Línguas: contribuições do Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa da UEFS. Macabéa - revista eletrônica, v. 8, p. 352-371, 2019.

SANTOS FILHO, L. Uma comunidade rural do Brasil antigo: aspectos da vida patriarcal no Sertão da Bahia, nos século XVIII e XIX. Salvador: UEFS: Fundação Pedro Calmon, 2012.

SARDINHA, Tony Berber. Lingüística de corpus: histórico e problemática. D.E.L.T.A., São Paulo, 2000. v. 16. n. 2. p. 323-367. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502000000200005>. Acesso em: 11 mar 2020.

SILVA, A. J. O Sertão por Escrito no Livro de Razão: um microcosmo sócio-histórico e linguístico da Bahia rural oitocentista. Tese (Doutorado em Língua e Cultura), UFBA, 2021.

Downloads

Publicado

17.02.2023

Edição

Seção

Artigos