Gramaticalização do verbo ver: uma análise comparativa no português e no espanhol

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i60.385

Palabras clave:

Gramaticalização. Abstratização metafórica. Verbo ver.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar a gramaticalização do verbo “ver” no português e no espanhol, a partir de dados consultados em diferentes corpora digitais, orais e escritos, com base em Givón (1995, 2001), Gonçalves et al. (2007), Heine et al. (1991), Lehmann (2002 [1982]), Heine e Reh (1984), entre outros. Considerando-se a gramaticalização não apenas como um processo relacionado à mudança diacrônica de um item ou construção, mas também como um processo elaborativo-criativo motivado por aspectos cognitivo-comunicativos (GIVÓN, 1984), constatou-se que o verbo perceptual “ver” exerce diferentes funções, que podem ser distribuídas em um contínuo de abstratização semântica e mudança categorial.

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Biografía del autor/a

Izabel Larissa Lucena Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

É professora adjunta II do Curso de Letras-Língua Portuguesa e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). É líder do Grupo de Estudos em Linguística Funcional (GELF). Tem experiência em descrição e análise linguística, com ênfase na relação entre gramática, cognição e discurso.

Fábio Fernandes Torres, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)

É professor adjunto II do curso de Letras-Língua Portuguesa e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociolinguísticas das Variedades Lusófonas (SOCIOLUSO). Tem experiência em descrição e análise linguística, sob a perspectiva sociofuncionalista.

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Publicado

2021-02-16

Número

Sección

Artículo