O texto em cena: dialogismo e interação no ensino do gênero textual conto de fadas no 6.º ano do ensino fundamental

Autores/as

  • Gerson Rodrigues Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Alberto Hércules dos Santos Coelho Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i57.307

Resumen

Este trabalho tem por objetivo geral identificar nas teorias do dialogismo, a partir de Bakthin e de pesquisadores de suas ideias, estratégias de ensino do gênero textual conto para o desenvolvimento de habilidades de leitura a ele associadas. Temos como hipótese que implementar o dialogismo através da leitura de textos que se relacionam, num processo de intertextualidade explícita ou implícita, comparando-os em perspectivas textuais e contextuais, pode contribuir para uma compreensão leitora mais eficiente dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para testar essa hipótese, estabelecemos as seguintes etapas de pesquisa: diagnosticar, utilizando perguntas elaboradas de forma tradicional, o nível de compreensão textual dos alunos através de um teste inicial; avaliar os resultados parciais obtidos; implementar leitura diversificada e em diferentes semioses da história da "Chapeuzinho Vermelho", promovendo relações dialógicas entre os textos, a música e o vídeo; avaliar os resultados parciais e implementar o diagnóstico final.

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Biografía del autor/a

Gerson Rodrigues Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi professor da educação básica por 14 anos. Atua na área de Linguística Textual, numa perspectiva sociocognitivista.

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Publicado

2019-11-30

Número

Sección

Artículo