A variação na representação do complemento verbal e o ensino de PB a hispanofalantes: uma análise de materiais didáticos de PLE

Autores/as

  • Thais LEAL Leal Rodrigues Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i54.204

Resumen

Este artigo apresenta alguns resultados da nossa pesquisa de mestrado, cujo tema é o ensino da representação do complemento verbal a falantes de espanhol, fato linguístico variável na língua portuguesa do Brasil (PB). O propósito da pesquisa foi examinar como este aspecto da nossa língua tem sido tratado nos materiais didáticos voltados ao ensino de PLE. Pretendemos, então, mostrar, neste trabalho, como são apresentados e ensinados os complementos verbais, em dez desses materiais, e averiguar se a variação linguística é contemplada no tratamento desse tema. Trata-se de uma pesquisa que se embasa nos pressupostos da Sociolinguística Educacional.

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Biografía del autor/a

Thais LEAL Leal Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Estudos da Linguagem, pela UFF. Sua pesquisa trata do ensino das variedades do português brasileiro a hispanofalantes, no que tange ao tema da representação do complemento verbal, especialmente por ser diferente em PB e espanhol. O estudo fundamenta-se na Sociolinguística Educacional. A autora também possui especialização em Língua Portuguesa e é formada em Letras (português/espanhol), pela Uff. Atualmente é professora efetiva da rede Faetec, do estado do RJ.

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Publicado

2018-07-10

Número

Sección

Artículo