Questões de leitura e semântica no ensino de Língua Portuguesa: convergências e divergências entre Brasil e Cabo Verde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n66.1365

Palabras clave:

Ensino de Língua Portuguesa, Leitura, Lusofonia, Semântica

Resumen

Entendemos o livro didático como lócus privilegiado para a percepção da identidade linguística, mas é espaço de reflexões lusófonas? Este trabalho apresentará uma análise das estratégias de leitura, especialmente as relacionadas às questões semânticas para análise de pontos de identidade no ensino de língua portuguesa no Brasil e em Cabo Verde. Para tanto, elegemos “Português: conexão e uso”, 7º ano: ensino fundamental anos finais, de Dileta Delmato e Laiz B. de Carvalho (2018) – Brasil, e “Língua Portuguesa: por novos caminhos”, 7º ano, de Margarida Santos e Rosa Santiago (2020) – Cabo Verde. Como procedimentos metodológicos, utilizaremos os postulados de Köerner (1996) e Batista (2013), considerando-se a contextualização do período; a descrição das obras analisadas, nas quais focalizaremos as estratégias de leitura (SOLÉ, 1998) e, nestas, as questões semânticas (MARQUES, 1996), buscando confluências e divergências de identidade (BRITO, 2013). Desse modo, esperamos contribuir com a compreensão do ensino de língua portuguesa, pautado na identidade lusófona em ambos os países.

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Biografía del autor/a

Sônia Maria Nogueira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Sônia Maria Nogueira é doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, com estágio de doutorado nas Universidades de Letras e de Educação do Porto/Portugal. Atualmente, é professora Adjunta IV da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, onde atua como docente e pesquisadora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLe. Consultora ad hoc da Fundação de amparo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Parecerista de revistas científicas especializadas. Pesquisadora do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão – GELMA- UEMASUL, Sócia-Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Historiografia da Língua Portuguesa – GPeHLP) do IP-PUC/SP. Possui livros e capítulos de livros publicados e artigos em periódicos nacionais e internacionais. As áreas de investigação são em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Historiografia linguística, Linguagem, Memória, Gramaticografia maranhense, Semântica e Ensino.

Patrícia Leite Di Iorio , Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade Braz Cubas (1992), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente, é professor Ensino Fundamental – Anos Finais – Colégio Brasilis, pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor Titular II da Universidade Cruzeiro do Sul. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. É Assessora da Diretoria de Regulação da Cruzeiro do Sul Educacional onde desenvolve trabalhos com avaliação de cursos desde 2010. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e Escrita, Metodologia do Ensino de Português, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, ensino de língua portuguesa, historiografia da língua portuguesa e ethos.

Citas

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Publicado

2024-01-05 — Actualizado el 2024-01-27

Número

Sección

Artículo