Histórico do periódico

Confluência é o periódico semestral do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português dedicado à difusão dos estudos linguísticos, com especial relevo na língua portuguesa. Seu campo temático abrange todas as vertentes de investigação da língua, seja em plano formal ou empírico. Neste sentido, são bem-vindas as colaborações que resultem de pesquisa com base teorética diversificada, desde os modelos mais assentados da tradição filológica até os recentes métodos de análise pautados nos usos linguísticos e na construção do texto escrito e oral.
Contando com uma tradição impressa desde 1991, Confluência integrou-se à era dos periódicos eletrônicos, no intuito de vencer os limites que ainda impediam sua presença em todos os centros acadêmicos mundiais dedicados à investigação linguística. Suas páginas reúnem textos descritivos e analíticos, a par de resenhas sobre obras de interesse e um noticiário informativo atinente à ampla área da linguagem humana. A versão impressa de números antigos ainda em estoque pode ser adquirida mediante contato direto com o Liceu Literário Português do Rio de Janeiro através do endereço liceu@liceuliterario.org.br.


Nesta fase de publicação eletrônica, em que as fronteiras físicas são ultrapassadas e o alcance da palavra escrita é ilimitado, decerto será a contribuição de Confluência muito mais efetiva no cotidiano da pesquisa sobre a língua, fato de inequívoca relevância para a difusão do saber e semeação do diálogo entre os que se dedicam ao estudo da linguagem humana.