A arte literária como reduto de contestação ou confirmação do poder

Autores

  • Hilma Ranauro Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n63.996

Palavras-chave:

Arte literária, discurso literário, discurso do oprimido

Resumo

A arte literária como reduto de/para contestação do Poder a partir do Renascimento. Romantismo e Modernismo. O discurso literário na incorporação do discurso do oprimido. A legitimação de seus usos linguísticos. Romantismo e Modernismo. A forma como corporificação do trabalho do escritor. A língua (langue) como um fato social. Karl Vossler e o aspecto criativo da linguagem. Criação e subversão.

           

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilma Ranauro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é membro do União Brasileira dos Escritores, do Instituto Campograndense de Cultura e da Academia Brasileira de Filologia. É especialista em estudos linguístico-historiográficos com inúmeras publicações nessa área de pesquisa

Referências

BERARDINELLI, Cleonice, HÜHNE, L. M., PEGORARO, R. Fernando Pessoa, Martin Heidegger. O Poetar Pensante, organiz. Leda M. Hühne. Rio de Janeiro, Uapê, 1994.

BORGES, Jorge Luís. El idioma de los argentinos. Buenos Aires: 1952.

CUNHA, Celso. Língua portuguesa e realidade brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, Col. Temas de Todo o Tempo, 13, 1977.

ELIA, Sílvio. Orientações da linguística moderna. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1955.

ELIA, Sílvio. O Português do Brasil. In: Holtus, Günter; Metzeltin, Michael and Schmitt, Christian (Orgs.). Lexicon der Romanistischen Linguistik. Tübingen: , Verlag, p. 559-569, 1994.

LAPA, M. RODRIGUES. Estilística da língua portuguesa. 7. ed. Revista e aumentada. Rio de Janeiro, Livraria. Acadêmica, Biblioteca Brasileira de Filologia, v. 15, 1973.

LESSA, L. C. O modernismo brasileiro e a língua portuguesa. Rio de Janeiro: FGV, 1960.

LOPES, Edward. A palavra e os dias: ensaios sobre teoria e a prática da literatura. São Paulo: UNESP, 1993.

RANAURO. Hilma. Escrita e poder. Revista Universidade Rural (UFRRJ). Rio de Janeiro, Editora da Universidade Rural (EDUR), Série “Ciências Humanas”, v. 17, n. 112, p. 55-58, jan./dez. 1995.

Downloads

Publicado

15.08.2022

Edição

Seção

Artigos