Linguística aplicada: o processo de produção e reescrita textual na educação básica

Auteurs-es

  • Márcia Dias Kraemer Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza.
  • Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel.
  • Rafaella Salvini Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste Paraná (Unioeste), campus Cascavel.

DOI :

https://doi.org/10.18364/rc.2021n61.402

Mots-clés :

Linguística Aplicada, Ensino Médio, Produção e Reescrita Textual.

Résumé

Este artigo trata do processo de produção e de reescrita de texto no Ensino Médio. O objetivo do trabalho é tratar do estudo acerca da construção do conhecimento linguístico em uma perspectiva processual (Geraldi, 1997), sob a óptica da Análise Dialógica do Discurso e à luz da Linguística Aplicada. Como aporte metodológico, a pesquisa possui natureza teórico-prática, com abordagem qualitativo-interpretativa e fins explicativos. Os procedimentos técnicos correspondem à pesquisa de revisão bibliográfica, estudo de caso e pesquisa-ação. A geração de registros acontece por meio da documentação indireta bibliográfica e direta intensiva na descrição documental. O método principal de análise e de interpretação dos dados é o dialético, tendo como subsídio secundário, os procedimentos técnicos histórico, comparativo e monográfico. Como resultados, propõe-se uma planilha de Revisão Interacional que pode ser adaptada e utilizada na escola, além de refletir acerca do processo de produção e de reescrita textual.

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Bibliographies de l'auteur-e

Márcia Dias Kraemer, Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza.

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bolsa Capes. Estágio Pós- doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, Bolsa Capes. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza.

Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho, Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel.

Mestre do Programa de Pós- Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, Bolsa Capes. Professora da Educação Básica do Município de Ubiratã, Paraná.

Rafaella Salvini, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste Paraná (Unioeste), campus Cascavel.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste Paraná (Unioeste), campus Cascavel. Professora da Rede Privada e Estadual de Ensino do Paraná.

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Publié-e

2021-09-05

Numéro

Rubrique

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