Semiolinguística: da teoria às práticas de ensino de leitura de notícias e reportagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n64.538

Palavras-chave:

Discurso, Semiolinguística, leitura, ensino.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre o ensino de leitura de notícias e reportagens, com base na Teoria Semiolinguística do Discurso, tendo como objetivo geral relacionar noções básicas dessa abordagem teórica com o ensino de leitura de notícias e reportagens. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa tem uma natureza bibliográfica e aplicada, com ênfase, inicialmente, em dois conceitos básicos: o de processo de semiotização do mundo e o de ato de linguagem. Em seguida, apresenta-se um resumo das proposições de Charaudeau sobre compreensão e interpretação, com destaque para as distinções entre sentido de língua e sentido de discurso. Após essas duas seções teóricas, com a intenção de contribuir para futuras discussões sobre a inter-relação entre a semiolinguística e o ensino de leitura de textos jornalístico-midiáticos, apresentamos algumas recomendações direcionadas a docentes da área de Língua Portuguesa, com atuação no Ensino Médio, em especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Letras-Português, com especialização e mestrado em Linguística pela UFPI; doutorado e pós- doutorado em Linguística pela UFMG. Docente da Graduação e Pós- Graduação em Letras da UFPI; vice-diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI), editor da revista Form@are (PARFOR/UFPI). Pesquisador e fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI/CNPq).

Antonio Aílton Ferreira de Cerqueira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. É mestre em Letras, especialista em Imagem e Publicidade e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD), da Universidade Federal do Piauí.

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Saeb2017 revela que apenas 1,6% dos estudantes brasileiros do Ensino Médio demonstraram níveis de aprendizagem considerados adequados em LínguaPortuguesa. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/saeb-2017-revela-que- apenas-1-6-dos-estudantes-brasileiros-do-ensino-medio-demonstraram- niveis-de-aprendizagem-considerados-adequados-em-lingua-portug/21206. Publicado em 30 de agosto de 2018. Acesso em: 01 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela- baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206. Publicado em 03 de dezembro de 2019. Acesso em: 01 jun. 2020.

BORDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CARDOSO, Silvia Helena Barbi. Discurso e Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

CERVO, Amado L; BERVIAN, Pedro A. e SILVA, Roberto da. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson, 2006.

CHARAUDEAU, Patrick. Les conditions de compréhension du sens de discoursem Langage en FLE Texte et compréhension, Revue ICI et LÀ, Madrid, Soc. General Española de Librería, 1994. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Les-conditions-de-comprehension-du,62.html. Acesso em: 10 dez. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Para uma nova análise do discurso. In: CARNEIRO, Agostinho Dias. O Discurso da Mídia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996.

CHARAUDEAU, Patrick. Análise do discurso, controvérsias e perspectivas. In: MARI H. et alii (dir.). Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: Fale-UFMG, Carol Borges: 1999. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Analise-do-discurso-controversias.html. Acesso em: 15 jul. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma Teoria dos Sujeitos da Linguagem. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida; MELLO, Renato de (orgs.). Análise do Discurso: Fundamentos e Práticas. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2001.

CHARAUDEAU, Patrick. De la competencia social de comunicación a las competencias discursivas. Revista latinoamericana de estudios del discurso, vol. (1), editorial Latina, Venezuela, 2001. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/De-la-competencia-social-de.html. Acesso em: 10 jul. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick e MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do. html. Acesso em: 20 jul. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Um modelo sócio-comunicacional do discurso: entre situação de comunicação e estratégias de individualização. In: STAFUZZA, Grenissa e DE PAULA, Luciane (org.) Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil, Edufu, Uberlândia, 2010. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Um-modelo-socio-comunicacional-do. html. Acesso em: 18 dez. 2020.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e Discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2016

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2018.

CHARAUDEAU, Patrick. Compréhension et interpretation: interrogations autour de deux modes d’appréhension du sens dans les sciences du langage In: ACHARD-BAYLE, G; GUÉRIN, M; KLEIBER; G.; KRYLYCHIN, M. (orgs.). Les sciences du langage et la question de l’interprétation (aujourd’hui). Limoges, Les Éditions Lambert-Lucas: 2018. p. 21-55. Disponível em português em: https://ciadrj.letras.ufrj.br/2019/11/21/novo-artigo-de-patrick-charaudeau-traduzido. Acesso em: 17 abr. 2020.

FERES, Beatriz dos Santos. Leitura, Fruição e Ensino com os meninos do Ziraldo. Niterói: EdUFF, 2011.

FERES, Beatriz dos Santos. A escola faz questão de leitores autônomos ou autômatos? Ecos de linguagem, v. 3, p. 1-19, 2014. Disponível em: https://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_ecos/ecos3_1a19.pdf. Acesso em: 7 nov. 2020.

FERES, Beatriz dos Santos. MONNERAT, Rosane Santos Mauro. Análises de um mundo significado: a visão semiolinguística do discurso. Niterói: EdUFF, 2017.

FIORIN, José Luiz. Linguística e Pedagogia da leitura. Scripta, 8(14), 2004, 107-117. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12547. Acesso em: 15 dez. 2020.

GOUVEA, Lucia Helena; PAULIUKONIS, Aparecida Lino; MONNERAT, Rosane. Texto, Cotexto e Contexto: processos de apreensão da realidade. In: MARQUESI, Sueli Cristina; ELIAS, Vanda Maria; PAULIUKONIS, Aparecida Lino. Linguística textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017.

MEC / INEP. ENEM 2018. Prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. Prova de ciências humanas e suas tecnologias. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos. Acesso em: 10 jan. 2020.

MEC / INEP. Microdados Enem. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem. Acesso em: 17 jun. 2021

MONNERAT, Rosane S.M.; FERES Beatriz dos Santos; RIBEIRO, Patrícia Ferreira Neves. (orgs.) Leitura, fruição e ensino: a formação do leitor em debate. Niterói: SSP Gráfica Editora, 2017.

PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GOUVÊA, Lúcia Helena Martins. Texto como discurso: uma visão semiolinguística. Revista Desenredo, volume 8, número 1, 2012. Disponível em http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/2638. Acesso em: 11 nov. 2020.

PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino, et al. A enunciação enunciada: reflexões sobre interfaces entre linguística do texto e semiolinguística do discurso. In: Revista (Con) Textos linguísticos. v.13, n.25, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/26117. Acesso em: 10 ago. 2020.

PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino. Maria Aparecida Lino Pauliukonis entrevista Patrick Charaudeau. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v.27, n.50, p.487-495, mai./ago. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/51171. Acesso em: 13 jan. 2021.

RAMALHO, Viviane. Ensino de língua materna e Análise de Discurso Crítica. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. São Paulo, v. 7, n. 1, p. 178-198, junho de 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732012000100011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 dez. 2018.

SANTOS, Leonor Werneck dos e NASCIMENTO, Sylvia Jussara S. do. Abordagem dos Gêneros Textuais pelo Enem. In: MARCUSCHI, Beth e LUNA, Tatiana Simões.Avaliação de língua portuguesa no novo Enem. Jundiaí: UniAnchieta, 2017. Disponível em: http://www.portal.anchieta.br/anexos/livro-avaliacao-lingua-portuguesa-novo-enem.pdf. Data de acesso: 4 jan. 2020.

VIEGAS, Ilana da Silva Rebello. Leitura e interpretação na sala de aula: formamos leitores ou ledores? Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XIII, p. 692-703, 2009, Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/textos/livro07/LTAA7_a07.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

VIEGAS, Ilana da Silva Rebello. Conteúdos de interpretar em sequências didáticas: uma proposta de ensino. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, v.4, Número 2, Especial, 2013. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/793/pdf_389. Acesso em: 10 nov. 2020.

VIEGAS, Ilana da Silva Rebello. Ensinar a ler para além do visível: do sentido de língua ao sentido de discurso. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43480/24825. Acesso em: 10 nov. 2020.

VOESE, Ingo. Análise do Discurso e o ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Cortez, 2004.

XAVIER, Glayci Kelli Reis da Silva. Charaudeau na sala de aula: argumentação e publicidade nas séries iniciais. Dissertação de Mestrado - Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. 2011. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8502. Acesso em: 7 nov. 2020.

XAVIER, Glayci; REBELLO, Ilana da Silva; MONNERAT, Rosane (org.). Semiolinguística Aplicada ao Ensino. São Paulo: Contexto, 2021.

Downloads

Publicado

17.02.2023

Edição

Seção

Artigos