Ensinar português em Timor-Leste: relatos e reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n62.478

Palavras-chave:

Timor-Leste, Ensino de língua portuguesa, Contexto Multilinguístico.

Resumo

Este trabalho apresenta, na primeira parte, duas experiências de ensino da língua portuguesa em Timor-Leste. Separadas pelo tempo, cada relato mostra diferentes problemas e distintas situações a partir das necessidades sociais, culturais e históricas da língua portuguesa em Timor-Leste. Na segunda parte, apresenta-se uma reflexão conjunta a respeito da formação de professores em Timor-Leste e, principalmente, uma defesa da necessidade de se conhecer as particularidades locais a partir de pesquisas de campo e de relatos das vivências dos profissionais que trabalham em projetos de cooperação internacional para se planejar adequadamente o ensino formativo e incentivar uma política de educação linguística mais efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Helena Pires de Brito, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cumpriu estágio de pós-doutorado na Universidade do Minho (Braga-Portugal), doutora e mestre em Linguística pela FFLCH-USP. Professora Adjunto III, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UPM. Docente e coordenadora do Núcleo de Estudos Lusófonos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Museu Virtual da Lusofonia (Portugal). Membro da CPCLP - Comissão para a Promoção do Conteúdo em Língua Portuguesa, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa|Câmara Brasileira do Livro. Membro da Comissão de Políticas Públicas da ABRALIN, Pesquisadora do CLEPUL- Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pesquisadora Associada do Centro de Estudos das Literaturas de Expressão em Língua Portuguesa da USP, membro do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Linguística de Timor-Leste. Coordenadora de projetos de difusão linguística do português junto à Universidade Nacional Timor Lorosae em 2004 e 2012 (Timor-Leste). Coordenadora de Programas, Projetos e Eventos do Decanato de Extensão da UPM (2008 a 2015).

Alexandre Marcelo Bueno, Universidade Presbiteriana Mackenzi

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH-USP, onde também fez seu doutorado (2011). Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université Paris 8, sob supervisão do Prof. Dr. Denis Bertrand entre os anos de 2009-2010. Em 2012, foi professor visitante da Universidade Nacional de Timor-Leste. Fez estágio de pós-doutorado no Centro de Pesquisa Sociossemiótica (CPS) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) entre os anos de 2013-2016. Realizou pós-doutorado no Programa de Mestrado em Linguística da Unifran no ano de 2017. Atualmente, é professor do Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É coordenador do Grupo de Trabalho de Semiótica da ANPOLL (2022-2024). É coordenador da área de Semiótica da Abralin (desde 2021). Tem experiência na área de Linguística e de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: lusofonia, globalização, movimentos políticos e sociais, redes sociais, língua portuguesa em contexto multicultural, imigração, intolerância e preconceito linguísticos.

Referências

BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade?. São Paulo: Editora Ática, 2006.

LIVRO DE UM DOS AUTORES

CAPÍTULO DE LIVRO DE UM DOS AUTORES

CARIOCA, Claudia Ramos. As funções sociais da língua e as políticas de difusão do Português no Timor-Leste. D.E.L.T.A., 32(2): 427-447, 2016. https://doi.org/10.1590/0102-4450412561118873818

DURAND, Frederic. História de Timor-Leste – da pré-história à actualidade. Lisboa: Lidel, 2010.

DINIZ, Izabel Cristina Silva; SILVA, Luana Fabrícia Correia. Língua Portuguesa em Timor Leste: contexto de ensino e crenças sobre aprendizagem. Revista Multidisciplinar Acadêmica Vozes dos Vales, 2(4): 1-20, 2013.

FORGANES, Roseli. Queimado queimado, mas agora nosso! Timor: das cinzas à liberdade. São Paulo: Labortexto Editorial, 2002.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 2011.

GUIMARÃES, Joice Eloi. Formação docente em Timor-Leste: prática e reflexão sobre gêneros discursivos e ensino. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 99(253): 700-713, 2018. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3650

HULL, Geoffrey. Identidade, língua e política educacional. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado das Letras, 1996.

THOMAZ, L. F. F. R. Babel Loro Sa'e – O problema linguístico de Timor-Leste. Lisboa: Instituto Camões, 2002.

CAPÍTULO DE LIVRO DE UM DOS AUTORES2

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Comunidades discursivas, gêneros e ensino. In: N. B. BASTOS (org). Língua Portuguesa: cultura e identidade nacional. São Paulo: EDUC, 2010.

Downloads

Publicado

13.02.2022

Edição

Seção

Artigos