A variação diatópica em dicionários escolares monolíngues de língua portuguesa de tipo 4: um estudo preliminar dos critérios adotados
DOI:
https://doi.org/10.18364/rc.2022n63.473Palavras-chave:
Lexicografia, Sociolinguística, dicionário escolar, variação diatópicaResumo
Este artigo insere-se no âmbito da Lexicografia e da Sociolinguística. Temos por objetivo refletir sobre o tratamento dado à variação diatópica em dicionários escolares monolíngues de língua Portuguesa de tipo 4 por meio de uma análise comparada dos critérios lexicográficos adotados pelos autores dessas obras. Nosso corpus consta dos seguintes dicionários de tipo 4: dicionário da língua Portuguesa Evanildo Bechara (2011); dicionário Unesp do Português contemporâneo (2011); Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua Portuguesa (2011) e o dicionário Houaiss conciso (2011). Os resultados demonstram uma grande heterogeneidade e falta de rigor lexicográfico no tratamento desse fenômeno.
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