A variação diatópica em dicionários escolares monolíngues de língua portuguesa de tipo 4: um estudo preliminar dos critérios adotados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n63.473

Palavras-chave:

Lexicografia, Sociolinguística, dicionário escolar, variação diatópica

Resumo

Este artigo insere-se no âmbito da Lexicografia e da Sociolinguística. Temos por objetivo refletir sobre o tratamento dado à variação diatópica em dicionários escolares monolíngues de língua Portuguesa de tipo 4 por meio de uma análise comparada dos critérios lexicográficos adotados pelos autores dessas obras. Nosso corpus consta dos seguintes dicionários de tipo 4: dicionário da língua Portuguesa Evanildo Bechara (2011); dicionário Unesp do Português contemporâneo (2011); Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua Portuguesa (2011) e o dicionário Houaiss conciso (2011). Os resultados demonstram uma grande heterogeneidade e falta de rigor lexicográfico no tratamento desse fenômeno.

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Biografia do Autor

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves, Uviversidade Federal de Catalão (UFCAT )

Doutora em Análise Linguística pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Professora Adjunta do Departamento de Letras e do Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão - UFCat.

Khézia Cristina de Souza, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão - UFCat. Graduada em Letras Português/ Inglês pela Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UAELL) da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (UFG/RC). Foi bolsista CNPq do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) nos anos de 2015-2016 e 2016-2017, 2019-2020.

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Publicado

15.08.2022

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Artigos