Ensino gramatical na classe inferior de gramática da Ratio Studiorum (1599)

Autores

  • Janaina Fernanda de Oliveira Lopes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021n61.438

Palavras-chave:

Gramática. Ensino. Historiografia Linguística.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discorrer acerca do pensamento linguístico na classe inferior de gramática da Ratio Studiorum (1599). A análise teórico-metodológica se fundamenta nos princípios da Historiografia Linguística, a partir dos pressupostos de Pierre Swiggers (2014) e Konrad Koerner (2014). A discussão se dá no contexto da Reforma Católica e da expansão marítima portuguesa, vinculando o pensamento linguístico à tradição latina. Busca-se, assim, inserir a análise no contexto político-cultural da época e verificar o pensamento linguístico por ela propagado.

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Biografia do Autor

Janaina Fernanda de Oliveira Lopes, Universidade Federal Fluminense

Mestra em Estudos de Linguagem (2020) pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Leitura e Produção de Textos (2018) e graduada em Letras - Português/Literaturas (2017) pela mesma Universidade.

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Publicado

05.09.2021

Edição

Seção

Artigos