Linguística aplicada: o processo de produção e reescrita textual na educação básica

Autores

  • Márcia Dias Kraemer Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza.
  • Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel.
  • Rafaella Salvini Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste Paraná (Unioeste), campus Cascavel.

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021n61.402

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Ensino Médio, Produção e Reescrita Textual.

Resumo

Este artigo trata do processo de produção e de reescrita de texto no Ensino Médio. O objetivo do trabalho é tratar do estudo acerca da construção do conhecimento linguístico em uma perspectiva processual (Geraldi, 1997), sob a óptica da Análise Dialógica do Discurso e à luz da Linguística Aplicada. Como aporte metodológico, a pesquisa possui natureza teórico-prática, com abordagem qualitativo-interpretativa e fins explicativos. Os procedimentos técnicos correspondem à pesquisa de revisão bibliográfica, estudo de caso e pesquisa-ação. A geração de registros acontece por meio da documentação indireta bibliográfica e direta intensiva na descrição documental. O método principal de análise e de interpretação dos dados é o dialético, tendo como subsídio secundário, os procedimentos técnicos histórico, comparativo e monográfico. Como resultados, propõe-se uma planilha de Revisão Interacional que pode ser adaptada e utilizada na escola, além de refletir acerca do processo de produção e de reescrita textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Dias Kraemer, Professora de Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza.

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Bolsa Capes. Estágio Pós- doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, Bolsa Capes. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza.

Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho, Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel.

Mestre do Programa de Pós- Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, Bolsa Capes. Professora da Educação Básica do Município de Ubiratã, Paraná.

Rafaella Salvini, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste Paraná (Unioeste), campus Cascavel.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL da Universidade Estadual do Oeste Paraná (Unioeste), campus Cascavel. Professora da Rede Privada e Estadual de Ensino do Paraná.

Referências

BAKHTIN, M. (1979). Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.BAKHTIN, M.;VOLOCHÍNOV, M. (1929). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

COSTA-HÜBES, T. C. 2012 a. Reflexões sobre os encaminhamentos de produção textual: enunciados em diálogo com outros enunciados. In: Encontro do CELSUL – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, Cascavel, 2012. Anais ... Cascavel, CELSUL. p. 1-15.

COSTA-HÜBES, T.C. 2012 b. Análise de textos de alunos dos anos iniciais: orientações para um possível diagnóstico. In: Working Papers em Linguística. Anais ... Florianópolis, UFSC. p. 01-20.

COSTA-HÜBES, T. C. Os gêneros discursivos como instrumentos para o ensino de Língua Portuguesa: perscrutando o método sociológico Bakhtiniano como ancoragem para um encaminhamento didático-pedagógico. In: NASCIMENTO, E. L.; ROJO, R. H. R. (org.). Gêneros De Texto/Discurso e os Desafios da Contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 13-34.

ERICKSON, F. Prefácio. In: COX, Maria Inês P. & ASSIS-PETERSON (Org.). Cenas de Sala de Aula. São Paulo: Mercado de Letras, 2001, p. 9-17.

FABRE, C. Des variantes de brouillon au cours préparatoire. Études de

Linguistique Appliquée, 1986, p.59-79, Avril-Jun.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem – texto e linguagem. 4ª ed. (É 4.) São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KRAEMER, M. A. D.; COSTA-HÜBES, T. C.; LUNARDELLI, M. G. A Linguagem e sua Natureza Ideológica. In: FRANCO, N.; PEREIRA, R. A.; COSTA-HÜBES, T. C. Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. São Paulo: Pontes Editores, 2020, p. 63-88.

LUCENA, A. M. S; SARAIVA, E. S. S; ALMEIDA, L.S.C. A. Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação. Millenium, jan/jun, 2016, p. 179-196.

MENEGASSI, R. J. O processo de produção textual. In: SANTOS, A. R. dos; GRACO, E. A.; GUIMARÃES. T. B (Orgs.). A Produção Textual e o Ensino. Maringá: Edue, 2010, p. 75-102.

MENEGASSI, R. J. Escrita como trabalho na sala de aula. In: JORDÃO, C. M.

(Org.). A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. São Paulo: Pontes Editores, 2016, p. 193-230.MOITA LOPES, L.P. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: Problematização dos Construtos que Têm Orientado a Pesquisa. In:

MOITA LOPES, L.P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006, p. 85 – 105.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba: SEED, 2008.

PERFEITO, A. M. 2010. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: MENEGASSI, R. J.; SANTOS, A., R. dos; RITTER, L. C. B. (Org.). Concepções de linguagem e ensino. Maringá: Eduem, p. 11-40. (Coleção formação de professores EAD).

PEREIRA, T. H.M. Práticas da produção textual: 2ª Série/ Thais Helena Miguel Pereira/ Georgia Fabiana Mendes Marinho (Org).- 9 ed. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, (Coleção Integrada), 2018.

REBOUL, O. Introdução à Retórica. Trad. Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

REIS, M. F. C. T. A pesquisa e a produção de conhecimentos. In: Introdução à Pesquisa Científica em Educação. Botucatu: Unesp, 2009.

RUIZ, E. D. Como Corrigir Redações na Escola. 3ª (É 3.)reimp. São Paulo: Contexto, 2015.

SERAFINI, M.T. Como Escrever Textos. Trad. Maria Augusta Bastos de Mattos, São Paulo: Globo, 1989.

SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Org.). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SIMONI. C.A. A Sequência Didática como Proposta de Trabalho com os Gêneros Discursivos: relato descritivo-crítico de uma experiência. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2012.

SOBRAL. A.; GIACOMELLI, K. D. Das Significações na Língua ao Sentido na Linguagem: parâmetros para uma análise dialógica. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, 18, 2016, p. 307-322.

SOBRAL. A. Entrevista Especial IV. O consoante – produção do grupo Gênese (Gêneros em situação de escrita). Disponível em: http://oconsoante.com.br/2019/04/09/entrevista-especial-vi/. Acesso em: 30 jul. 2019.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, 2005, p. 443-466.

TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VOLOCHINOV, V. N.; BAKHTIN, M. Discurso na vida e discurso na arte: (sobre poética sociológica). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza [para fins didáticos]. 1926. Versão da língua inglesa de I. R. Titunik a partir do original russo.

ZANINI, M.; MENEGASSI, R. J. Avaliação de redação: o tema. In: do X Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, Londrina. Anais... Londrina, X CELLIP. 1997, p. 43-51.

______. Avaliação de redação: proposta de uma planilha. In: XI Semana de Letras, 1999, Maringá. Anais Outras Palavras- XI Semana de Letras. 1999, p. 437-445.

Downloads

Publicado

05.09.2021

Edição

Seção

Artigos