A ortografia e os níveis de escrita: o erro em textos de sujeitos escolarizados

Autores

  • Juscelino Francisco do Nascimento Universidade Federal do Piauí (UFPI) http://orcid.org/0000-0001-7090-2876
  • Rossana Ramos Henz Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021n61.399

Palavras-chave:

Alfabetização. Níveis de Escrita. Erros de Grafia.

Resumo

Este artigo discute as relações entre os erros de grafia e os níveis de escrita com base na teoria da psicogênese da escrita e na análise de textos produzidos por crianças, jovens e adultos alfabetizados. A partir da ideia de que o processo de alfabetização é evolutivo e que, se não desenvolvido adequadamente para o nível alfabético ortográfico, resultará no fato de que os indivíduos, ainda que alfabetizados, cometerão incorreções na escrita de palavras, por exemplo, nos casos de homofonia interna, ou seja, fonemas idênticos marcados por diferentes grafemas; troca de fonemas surdos por sonoros; hiper e hipossegmentação; marcas de oralidade na escrita de palavras conforme a variante local; entre outras. Nosso objetivo é, portanto, demonstrar que os erros de grafia cometidos por sujeitos alfabetizados advêm de uma espécie de estagnação que ocorre no desenvolvimento da competência escrita para o nível ortográfico. As análises recaem sobre textos de adultos alfabetizados que apresentam erros de grafia, evidenciando um nível alfabético, porém não ortográfico.

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Biografia do Autor

Juscelino Francisco do Nascimento, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e graduado em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, é professor adjunto I da UFPI, diretor Pro Tempore do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos; professor formador do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/ UFPI), onde é coordenador de estágios do Curso de Letras/Inglês; e professor dos Programas de Pós-Graduação em Letras (PPGEL), da UFPI, e em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Rossana Ramos Henz, Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Mestre e doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta do Curso de Letras e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) nos campi de Garanhuns e Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE) e professora Adjunta do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

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Publicado

05.09.2021

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Artigos