Patuá, hespanhol e guarany: da fronteira da língua ao limiar do discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v0i0.354

Palavras-chave:

Fronteira. Discurso. Imaginário de Língua. Produção de fronteira.

Resumo

No presente trabalho, buscamos compreender a produção do imaginário de língua em condições de produção de fronteira. Ancorando nossa reflexão na Análise de Discurso (AD), de linha francesa, materialista e pecheuxtiana, analisamos descrições de um viajante que esteve presente na região de Foz do Iguaçu, em 1903. Importou-nos compreender o modo como a ‘língua de fronteira’ é imaginariamente instituída no discurso do viajante. A relação entre espaço, sujeito e discurso foi determinante no funcionamento de tal imaginário, já que se constitui na medida em que se inscreve nas relações de poder dos Aparelhos de Estados (AEs).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Aparecida Lemos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Braz Cubas. Atuou como professora de língua espanhola na educação básica e superior (escolas e universidades públicas e privadas). É membro do Grupo de Pesquisa: O cotidiano na História das Ideias Linguísticas do Brasil - CoLHIBri (UNICAMP). Desenvolve pesquisas na área de Linguística (Análise de Discurso, Saber Urbano e Linguagem e História das Ideias Linguísticas). Temas: espaços, sujeitos e línguas. Coordena o Grupo de Estudos em Teorias do Discurso (UFFS). Professora adjunta na área de Língua Espanhola do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza.

Matheus França Ragievicz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado e licenciado em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza. É mestre e doutorando em Letras, na área de concentração de Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. É membro do grupo interinstitucional de pesquisas Estudos do Texto e do Discurso: Entrelaçamentos Teóricos e Analíticos (UFPR-Unicentro). Atualmente atua como professor substituto de língua espanhola na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza.

Referências

AGUSTINI, C. L. H. A enunciação do transbordamento das regras: a estilística no discurso da gramática. 2003. 204 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

ALTHUSSER, L. Sobre a Reprodução. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1999.

AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992.

BALDINI, L. J. S.; ZOPPI FONTANA, M. G. A Análise do Discurso no Brasil. Décalages, v. 1, Iss. 4, p. 1-20, 2014. Disponível em: https://scholar.oxy.edu/decalages/vol1/iss4/22. Acesso em: 08 jun. 2019.

CAMBLONG, A. M. Habitar la frontera. In: VELÁZQUEZ, T. (Org.). Fronteras - deSignis 13. Buenos Aires: La Crujía, 2009. p. 125-133.

LORENZETTI, F. L. O futuro paranaense em seu meio natural: a escrita de Domingos Nascimento e a produção de uma identidade ao Paraná no início do século XX. Revista Tempo, Espaço e Linguagem (TEL), Irati, v.1, n°1, p. 45-59, jan./jul. 2010.

MYSKIW, A. M. A fronteira como destino de viagem: a colônia militar de Foz do Iguaçu (1888-1907). Guarapuava: Unicentro, 2011; Niterói: UFF, 2011.

NASCIMENTO, D. Pela fronteira. Curytiba: Typografia da República, 1903.

ORLANDI, E. Cidade dos sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2004.

PAYER, M. O. Memória da língua: imigração e nacionalidade. São Paulo: Escuta, 2006.

PÊCHEUX, M. Delimitações, inversões, deslocamentos. Tradução José Horta Nunes. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 19, p. 7-24, jul./dez. 1990 [1982].

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. et al. (Orgs.). Gestos de leitura: da história no discurso. 3ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. p. 49-59.

PÊCHEUX, M. Ousar pensar e ousar se revoltar. Ideologia, marxismo, luta de classes. Décalages, v. 1, Iss. 4, p. 1-22, 2014. Disponível em: https://scholar.oxy.edu/decalages/vol1/iss4/15. Acesso em: 8 jun. 2019.

RADIN, J. C. Um olhar sobre a colonização da fronteira sul. In: RADIN, J. C.; VALENTINI, D. J.; ZARTH, P. A. (Orgs.). História da Fronteira Sul. Chapecó: Ed. UFFS, 2016. p. 146-166.

RODRÍGUEZ-ALCALÁ, C. Língua, nação e nacionalismo. Um estudo sobre o guarani no Paraguai. 2000. 254 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

RODRÍGUEZ-ALCALÁ, C. Discurso e cidade: a linguagem e a construção da “evidência do mundo”. In: RODRIGUES, E. A. et al. (Orgs.). Análise de discurso no Brasil: Pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas: Editora RG, 2011. p. 243-258.

RODRÍGUEZ-ALCALÁ, C. Nota sobre a noção de cultura e sua relação com a de civilização: o ocidente como observatório das formas de vida social. Campinas, 2018, mimeo.

STURZA, E. R. Línguas de fronteiras e política de línguas. Uma história das ideias linguísticas. 2006. 168 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

STURZA, E. R. No tempo e no espaço: Mapeando as línguas de fronteira. In: Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL, 1, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do I CIPLOM, Foz do Iguaçu: Unioeste, n° 1, p. 340-346, 2010.

VALENTINI, D. J.; ZARTH, P. A. (Orgs.). História da Fronteira Sul. Chapecó: Ed. UFFS, p. 146-166, 2016.

Downloads

Publicado

02.10.2020

Edição

Seção

Artigos