Avaliação da presença de elementos coesivos no Enem: orientações do material preparatório da competência IV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2025n68.1427

Palavras-chave:

Avaliação da produção escrita, Elementos coesivos, Redação do Enem

Resumo

Objetivamos, neste trabalho, analisar as orientações direcionadas à avaliação da presença de elementos coesivos na prova de redação do Enem. Para isso, direcionamos nossa análise às orientações reveladas no Módulo 6 do Curso de Capacitação para Avaliadores do Enem, observando como tais orientações conduzem os avaliadores a examinarem os elementos coesivos mobilizados nas produções escritas, a partir de seis ocorrências dispostas no material. Do ponto de vista teórico-metodológico, lançamos mão de uma pesquisa caracterizada como documental, qualitativa, interpretativo-descritiva e de método dedutivo, em diálogo com as contribuições dos estudos da Linguística Aplicada e da Linguística Textual. De modo geral, diante da análise empreendida no material formativo, percebemos que as orientações apontam para uma avaliação da coesão que, baseada nos critérios de presença de elementos coesivos, dá ênfase a uma concepção mais estrutural da prática de coerir, como a posição dos operadores argumentativos nos textos e a paragrafação.

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Biografia do Autor

David Naamã Melo de Figueiredo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduando em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino (GPTLE/UFCG) e ao Grupo de Estudos em Linguagem e Interação (GELI/UFPE). Atualmente, atua como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/LETRAS-PORTUGUÊS). Também é membro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP-UFCG).

Herbertt Neves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPB)

Doutor em Letras (Linguística) pela UFPE. Professor de Língua Portuguesa da UFPE e dos Programas de Pós-Graduação em Letras (UFPE) e Linguagem e Ensino (UFCG).

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16.02.2025

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