Tributo a Leonor Lopes Fávero: o primeiro momento da linguística textual no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023nEspecial.1364

Palavras-chave:

Leonor Lopes F´´ávero, Linguística Textual, Historiografia Linguística

Resumo

O presente artigo tem como objetivo detalhar as principais contribuições de Leonor Lopes Fávero aos estudos linguísticos empreendidos no Brasil, mais especificamente os relacionados à linguística textual. Para tanto, estabeleceu-se o recorte temporal de 1980 a 1986, que compreende, aproximadamente, ao primeiro momento da linguística textual brasileira, delimitado por Koch (1999). Com relação à perspectiva de análise adotada, partiu-se dos pressupostos da historiografia linguística postulados sobretudo por Koerner (2014) e Swiggers (2012). O corpus selecionado contou com textos que circularam no intervalo estabelecido, entre eles, artigos, anais de congressos, livros e capítulos de livros. Como material epi-historiográfico, utilizaram-se principalmente, as contribuições de Bentes (2001), Fávero (2017, 2019, 2021), Galembeck (2015) e Koch (1997, 1999, 2003). Os resultados da análise mostraram a relevância da autora para o período em questão, no que se refere tanto à introdução quanto ao desenvolvimento dos estudos linguísticos textuais no Brasil.

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Biografia do Autor

Dieli Vesaro Palma, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

É graduada em Letras Português-Francês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1969), mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Realizou estágio de pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, desenvolvendo pesquisa sobre a formação de professores em Portugal e no Brasil. Atualmente é professora do quadro de carreira - cat. ass da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Historiografia da Língua Portuguesa, Educação Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia linguística, argumentação, metáfora, ensino de língua e gramática e educação linguística.

Thiago Zilio Passerini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

é doutorando em língua portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também cursou mestrado e especialização. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies IMXA, em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta. Membro do GPEduLing (Grupo de Pesquisas em Educação Linguística) e do Grupo de Pesquisas História das Ideias Linguísticas e Identidade Nacional, todos da PUC-SP. Professor de língua portuguesa, gramática, literatura e produção textual na rede particular de ensino (EFII e EM) desde 2007. Professor de língua neo-helênica e cultura grega do extinto Instituto Educacional Ateniense, de 2009 a 2013. Articulista do blog da Parábola Editorial, onde também atua como revisor e Pesquisador com ênfase nas áreas de historiografia linguística, história das ideias linguísticas e educação linguística.

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Publicado

27.10.2023