Língua portuguesa no contexto timorense: uma perspectiva histórica (1512-2002)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023nEspecial.1362

Palavras-chave:

Timor-Leste, História da Língua Portuguesa, Difusão do Português, Português como Língua de Resistência

Resumo

Timor-Leste, país de colonização portuguesa situado no Sudeste Asiático, tem trajetória singular no âmbito dos estudos lusófonos, devido às especificidades que a língua portuguesa assumiu ao longo da história timorense. O país foi colônia de Portugal até 1975, quando foi invadido pela Indonésia, numa incursão violenta que se estendeu até 1999, quando o território passou por um período de Administração Transitória das Nações Unidas. Com esse pano de fundo, este artigo, apresenta, fundamentado em fontes teóricas e em depoimentos de personagens da história do país, um percurso que se inicia em 1512 e se estende até 2002, abarcando desde a chegada dos portugueses, passando pelas fases distintas de difusão da língua portuguesa, sua proibição durante o período de dominação indonésia e de seu uso como língua da resistência timorense, até sua consagração constitucional como língua oficial (estatuto que desfruta ao lado da língua nacional, o tétum), que ocorre em 2002, ano que assinala a independência da República Democrática de Timor-Leste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Brito, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

é pós-doutora pela Universidade do Minho (Braga- Portugal), doutora e mestre em Linguística pela FFLCH-USP. Professora Adjunto III, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UPM (PPGL-2017- 2022). Desde maio de 2022, coordenadora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UPM. Docente e coordenadora do Núcleo de Estudos Lusófonos do PPGL da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Museu Virtual da Lusofonia (Portugal). Membro da CPCLP - Comissão para a Promoção do Conteúdo em Língua Portuguesa, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa|Câmara Brasileira do Livro. Membro Titular do Conselho Diretivo da ANPOLL. Membro da Comissão de Políticas Públicas da ABRALIN, Pesquisadora do CLEPUL- Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, membro do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Linguística de Timor-Leste, do Grupo de Historiografia Linguística do IP- PUC-SP e do GT de Historiografia da ANPOLL. Coordenadora de projetos de difusão linguística do português junto à Universidade Nacional Timor Lorosae em 2004 e 2012 (Timor-Leste).

Karin Indart, Universidade Nacional de Timor-Leste

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2011) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (2017). Atualmente é Docente de Mestrados da PPGP da Universidade Nacional Timor Lorosa’e e docente e orientadora do DFPEB da Universidade Nacional Timor Lorosa’e. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Políticas Linguísticas, Identidade Nacional Timorense.

Referências

BOARCCAECH, Alessandro. A Diferença entre os Iguais. São Paulo: Porto de Ideias Editora, 2013.

BRITO, Regina Pires de. Língua e identidade no universo da Lusofonia. Aspectos de Timor-Leste e Moçambique. São Paulo: Terracota, 2013.

CARVALHO, Maria José Albarran de. Panorama Linguístico de Timor. Identidade Regional, Nacional e Pessoal. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, n º. 14, pp. 65-79. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

COSTA, Luís. O Tétum, factor de identidade nacional. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, no. 14, pp. 59-64. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

DURAND, Frederic. História de Timor-Leste: da Pré-História à Actualidade. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, 2009.

DURAND, Frederic. Timor-Leste: País no Cruzamento da Ásia e do Pacífico – Um Atlas Histórico-Geográfico. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, 2010.

FELGAS, Hélio Esteves. Timor Português. Lisboa: Agência Geral do Ultramar, 1956.

FELGUEIRAS, João. As Raízes da Resistência. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, nº. 14, pp. 42-49. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

FUNDAÇÃO MÁRIO SOARES. (s.d.). Resistência Timorense: Arquivo & Museu. Díli: Fundação Mário Soares.

GOMES, José Júlio Pereira. O Referendo de 30 de Agosto de 1999 em Timor Leste: O preço da Liberdade. Lisboa: Gradiva, 2001.

GUNN, Geoffrey. Língua e Cultura na construção da Identidade de Timor- Leste. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, no. 14, pp. 14-25. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

HULL, Geoffrey. Língua, Identidade e Resistência: Entrevista a Geoffrey Hull. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, no. 14, pp. 80-92. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

HULL. Geoffrey. Timor-Leste - Identidade, Língua e Política Educacional. Lisboa: Instituto Camões, 2003.

MAGALHÃES, António Barbedo de. (1999). Timor-Leste na Encruzilhada da Transição Indonésia. Lisboa: Fundação Mário Soares.

MAGALHÃES, António Barbedo de. Timor-Leste: tenacidade, abnegação e inteligência política. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, no. 14, pp. 26-39. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

MAGALHÃES, António Barbedo de. Timor-Leste: Interesses Internacionais e Actores Locais, vol. 1,2 e 3. Porto: Edições Afrontamento, 2007.

MATTOSO, José. A Dignidade: Konis Santana e a Resistência Timorense. Rio de Mouro: Círculo de Leitores, 2005.

PIRES, Paulo. A imprensa em Timor antes do 25 de Abril. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, no. 14, pp. 135-145. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

RAMOS-HORTA, José. Timor-Leste: Amanhã em Díli. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.

RAMOS-HORTA, José. Timor Leste: Tragédia no Paraíso. Terra. São Paulo: Editora Azul, 1997.

RUAK, Taur Matan. A Importância da Língua Portuguesa na Resistência contra a Ocupação Indonésia. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, no. 14, pp. 38-39. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

TAYLOR-LEECH, Kerry. The Ecology of Language Planning in Timor- Leste: A study of language policy, plannig and practices in identity construction. Tese de doutoramento. Brisbane: Griffity University, 2007.

THOMAZ, Luís Filipe F.R. Babel Loro Sa’e: O Problema Linguístico de Timor-Leste. Lisboa: Instituto Camões, 2002.

THOMAZ, Luís Filipe F.R. País dos Belos: Achegas para a Compreensão de Timor-Leste. Macau: Instituto Português do Oriente e Fundação Oriente, 2008.

XIMENES BELO, Carlos Filipe. A língua portuguesa em Timor-Leste. Disponível em https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/lusofonias/a-lingua-portuguesa-em-timor-leste/1758, 2008. Acesso em 25 março de 2023.

Downloads

Publicado

27.10.2023