Processos de referenciação no gênero multimodal meme: proposta de aplicação ao ensino de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2023n65.1326

Palavras-chave:

Leitura, Memes, Multimodalidade

Resumo

Nas redes sociais, de modo mais frequente do que em outros espaços de interação social, circulam múltiplos gêneros textuais multimodais, como é o caso do meme, que possui expressiva presença no dia a dia de jovens em idade escolar. A atividade de leitura na materialidade multimodal dos textos, por isso, tem sido objeto de preocupação entre professores e pesquisadores. O objetivo deste artigo é, pois, refletir sobre a inserção do gênero textual meme no cotidiano escolar das aulas de Língua portuguesa e didatizar a conceituação estrutural (COSTA, 2018) em atividades de leitura e interpretação. Este estudo, portanto tem orientação propositiva e a hipótese é de que a multimodalidade no gênero meme possa receber um tratamento teórico-metodológico que ofereça base para o estudo do diálogo entre as varias linguagens e seus contextos comunicacionais.

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Biografia do Autor

Wagner Alexandre dos Santos Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Estudos da Linguagem (UFF) e docente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UFRRJ.

Angela Marina Bravin dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Letras Vernáculas (UFRJ) e docente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UFRRJ.

Juliana Behrends de Souza, Colégio Pedro II (CPII)

Doutoranda em Estudos da Linguagem (UFF) e docente de Língua Portuguesa no Colégio Pedro II (CPII).

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Publicado

23.07.2023

Edição

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Artigos