A linguagem poética em Eugenio Coseriu

Autores

  • Carlos Eduardo Falcão Uchôa Universidade Federal Fluminense (UFF) / Liceu Literário Português

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n63.1316

Palavras-chave:

Coseriu, discurso poético, sujeito do discurso poético, a construção do sentido

Resumo

A tríplice dimensão da linguagem de Bühler. Análise crítica do modelo proposto por Jakobson. A poesia como atividade de um sujeito universal. O “bem dito universal”. Discurso informativo e discurso poético. O sujeito de ambos os discursos. O significado 2. A plena funcionalidade da linguagem poética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Falcão Uchôa, Universidade Federal Fluminense (UFF) / Liceu Literário Português

Licenciado e bacharel em Letras Clássicas pela então Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu toda sua carreira acadêmica na UFF, chegando à função de Professor Titular de Linguística, disciplina de que foi o primeiro docente nesta instituição, onde veio alcançar, após a sua aposentadoria (2002), o título de Professor Emérito Livre-Docente em Linguística. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Chefe do Departamento de Linguística e Filologia. Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF. Sua atuação acadêmica foi centrada na área de Linguística, especialmente na disciplina Linguística Aplicada. Atua, desde 2004, no Curso de Especialização em Língua Portuguesa do Liceu Literário Português, lecionando a disciplina Linguística e ensino de Português.

Referências

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas. São Paulo: Planeta Editora, 2006-2008.

COSERIU, Eugenio. Tesis sobre el tema ’lenguaje y poesia’. In: El hombre y su lenguaje estudios de teoría y metodología lingüística. Madrid: Gredos, p. 201-207, 1977.

COSERIU, Eugenio. La creación metafórica en el lenguaje. In: El hombre y su lenguaje estudios de teoría y metodología lingüística. Madrid: Gredos p. 66-102, 1977.

COSERIU, Eugenio e LAMAS, Óscar Loureda. Informação e Literatura. In: Linguagem e discurso. Curitiba: UFPr, p. 105-122, 2010.

JAKOBSON, Roman. Linguística e poética. In: Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, p. 118-162, 1969.

UCHÔA, Carlos Eduardo F. Competência textual e o estrato semântico do sentido. In: SANTOS, Denise Salim, BARBOSA, Flávio de Aguiar e HUE, Sheila (Orgs.). O sentimento da língua. homenagem a Evanildo Bechara – 90 anos. Rio de Janeiro: NAU Editora, p. 41-56, 2020.

Downloads

Publicado

15.08.2022

Edição

Seção

Artigos