O professor das primeiras letras: uma imagem em perspectiva

Autores

  • Maria Helena de Moura Neves
  • Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcel

Resumo

RESUMO: Discute-se o papel do professor das “primeiras letras”, destacando o envolvimento da linguagem nesse campo. Avalia-se o fato de que a inserção da criança na educação institucional molda um estado novo para ela, e a linguagem é peça fundamental. Ressalta-se a figura do professor como aquele que, com o engajamento e o compromisso que lhe dão maestria, pode definir o olhar da criança sobre a comunidade e a sociedade em geral. Nesse sentido, recolhem-se impressões de mestres da literatura sobre a escola e sobre os professores que passaram por sua vida no trato com as primeiras letras, na demonstração de que esses artífices da palavra podem revelar o embate de faces que o processo de formação escolar institui. PALAVRAS-CHAVE: educação escolar; primeiras letras; professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena de Moura Neves

Professora emérita e livre-docente em Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista, doutora em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo e professora dos Programas de Pós- -Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Estadual Paulista -Araraquara. Atua em Teoria e Análise Linguística, com ênfase em texto e gramática, história da gramática, descrição do português e funcionalismo.

Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcel

Pedagoga formada pela Universidade São Paulo, doutora em Educação pela mesma universidade e doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde trabalha como professora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Atua nas áreas de Letras e Educação, com ênfase na formação de professores, discurso pedagógico e educação linguística.

Referências

ARISTÓTELES. Réthorique. Texte établi et traduit par M. Dufour et A. Wartelle. Paris: Les Belles Lettres, 1973.

BARRETO, Lima. Recordações do Escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Ática, 1995. Disponível na Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, http://www.bibvirt.futuro.usp.br. Acesso em 14 jun. 2012, às 22 h.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança.7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia do oprimido. 30 ed. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 2001.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ªed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução Francisco Pereira. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.

GUSDORF, Georges. Professores para quê? Tradução de João Bénard da Costa e António Ramos Rosa. Lisboa: Moraes, 1970.

KLEIMAN, Angela. Ação e mudança na sala de aula: uma pesquisa sobre letramento e interação. In: ROJO, Roxane (org.). 1.a reimpr. Alfabetização e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p. 173-203.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008, p. 11-29.

MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova. A reconstrução educacional do Brasil. Ao Povo e ao Governo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.

NEVES, Maria Helena de Moura. A linguagem e a visão de linguagem na formação em Letras. Revista de Filologia e Linguística. São Paulo, v.15, n. 2, 2013, p. 595-606.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

TAVARES, José. Uma sociedade que aprende e se desenvolve: Relações interpessoais. Porto: Porto Editora, 1996.

VASCONCELOS, Maria Lucia Marcondes Carvalho; BRITO, Regina Helena Pires. Conceitos de educação em Paulo Freire: glossário. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

Downloads

Publicado

01.01.2014

Edição

Seção

Artigos