Ensino mútuo (séc. XIX) x multisseriado (séc. XXI): perspectivas da disciplina Língua Portuguesa no Nordeste

Autores

  • Patrícia Silvestre Leite Di Iorio UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
  • Sonia Maria Nogueira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i49.82

Resumo

RESUMO: Este trabalho discute o processo de implementação do ensino da Língua Portuguesa no Nordeste com os métodos de ensino: Mútuo (século XIX) e Multisseriado (século XXI). Busca-se, assim, identificar as (des)continuidades linguísticas das concepções de gramática e língua/linguagem, para isso, toma-se como corpus a Grammatica Elementar da Lingua Portugueza, de Filippe B. O. Condurú (1888); o Caderno de ensino e aprendizagem: Língua Portuguesa 4 e 5 e o Caderno do Educador: Língua Portuguesa, de Selma A. P. W. Dias (2010). O trabalho ancora-se nas proposições da Historiografia Linguística, representada por Konrad Köerner (1996), bem como na organização proposta por Swiggers (2013). PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa; Historiografia Linguística; Ensino mútuo; Ensino multisseriado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Silvestre Leite Di Iorio, UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Professora do Programa de Pós-graduação "Stricto Sensu" em Linguística - Mestrado da Universidade Cruzeiro do Sul

Sonia Maria Nogueira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Professora do Departamento de Letras do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz da Universidade Estadual do Maranhão

Referências

BRASIL. Ministério da Educação/Fundação Nacional para o Desenvolvimento da Educação. Programa Escola Ativa: guia para a formação de educadores da Escola Ativa. Brasília, 2005.

_________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Projeto base. Brasília, 2010.

CABRAL, Maria do Socorro Coelho. Política e educação no Maranhão. São Luís: SIOGE, 1984.

CONDURÚ, Filippe Benicio de Oliveira. Grammatica Elementar da Lingua Portugueza. 13ed. São Luis: MA, 1888.

DIAS, Selma Alves Passos Wanderley. Caderno de ensino e aprendizagem: língua portuguesa 4. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010a.

__________ Caderno de ensino e aprendizagem: língua portuguesa 5. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010b.

__________. Caderno do Educador. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010c.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

KÖERNER, Konrad. “Questões que persistem em Historiografia Lingüística.”. Trad. de Cristina Altman [orig. inglês “Persistent Issues in Linguistic Historiography.” Professing Linguistic Historiography. Amsterdan & Philadelphia: John Benjamins, 1995] ANPOLL. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Lingüística 2, 1996.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 6 ed. Campinas, SP: Unicamp, 2003.

NEVES, Fátima Maria; MEN, Liliana. O método pedagógico de Lancaster e a cultura escolar. Anais do 16º Congresso de Leitura do Brasil. 10 a 13 de julho de 2007. UNICAMP: Campinas. Disponível em http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss12_06.pdf. Acesso em 01 de julho de 2015.

NOGUEIRA, Sônia Maria. Língua Portuguesa no Maranhão do século XIX sob o enfoque historiográfico. São Luís: EDIUEMA, 2015.

SWIGGERS, Pierre. A Historiografia da Línguistica: objeto, objetivos, organização. Confluência. Rio de Janeiro: Editora Lucerna/Liceu Literário Português, n. 44/45. 2013. p. 39-59.

Downloads

Publicado

28.12.2015

Edição

Seção

Artigos