Pelos 100 anos de um marco para o ensino de português como língua segunda / estrangeira

Autores

  • José Marcelo Freitas de Luna PPGE - Univali

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.v1i48.75

Resumo

RESUMO: Inspirado pelo dever de se reconhecer e valorizar os precursores do desenvolvimento científico, este trabalho caracteriza-se como um tributo centenário ao trabalho de Gustav August Büchler, autor do livro Portugiesisches Sprachbuch für Kolonieschulen, publicado em Blumenau, no Brasil, em 1914. O artigo assume como objetivo descrever o elemento biográfico, os aspectos visuais e o conteúdo programático do referido título. A partir dessa análise, são feitas considerações acerca da relação identificada entre os princípios teórico-metodológicos subjacentes ao livro com aqueles do Movimento de Reforma do Ensino de Línguas, cujo berço é a Alemanha do século XIX. PALAVRAS-CHAVE: Historiografia do Ensino de Línguas. Movimento de reforma do ensino de línguas. Português como língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcelo Freitas de Luna, PPGE - Univali

Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio sanduíche na Universidade de Cambridge (Inglaterra); e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, e professor visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Referências

BÜCHLER, G. A . Portugiesisches Sprachbuch für Kolonieschulen. Blumenau: G. Arthur Koehler, 1914.

______Der portugiesische Unterricht im ersten und zweiten Schuljahr. Die kolonie - Schule. Florianópolis, p. 23 - 24, jul.1934.

______Das Metermass im Rechenunterricht. Die Kolonie - Schule. Florianópolis, p. 99 - 101, nov. 1934.

______Aus schönen Sprachstunden. Die Kolonie - Schule. Florianópolis, 101 - 102, nov. 1934.

BREBNER, M. The Method of Teaching Modern Languages in Germany. London: Cambridge University Press, 1898.

HOWATT, A. P. R. ‘Language teaching must start afresh!’ ELT Journal Volume 3 6/4 July 1982.

HOWATT, A . P. R. A History of English Language Teaching. Oxford: Oxford Univesity Press, 1994.

LUNA, J. M. F. de. O Português na Escola Alemã de Blumenau: da formação à extinção de uma prática. Blumenau e Itajaí: Edifurb e Editora da Univali. 2000.

MITTEILUNGEN des Katholischen Lehrer - und Erziehungsvereins in Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Typographia do Centro, jan. 1900-1906.

VIËTOR, W. “Language teaching must start afresh! A contribution to the question of stress and overwork in schools. 1882/ 86”. (tradução do alemão). In: Howatt (1994) Apêndice: 340 - 63.

Downloads

Publicado

10.10.2015

Edição

Seção

Artigos