Processamento do sinal acústico em experimento dicótico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n62.522

Palavras-chave:

Experimento dicótico, processamento, sinal acústico da fala, alfabetização, mecanismos atencionais.

Resumo

Discute-se o processamento do sinal acústico da fala em escuta dicótica de pares mínimos simultâneos, diferindo apenas no primeiro segmento oclusivo, em paroxítonas bissilábicas CV, para verificar o efeito da alfabetização. Metodologia: Participaram 29 crianças com idade média de 7,3 ou 7,4 anos, pertencentes a dois níveis socioeconômicos médio-alto (NSEM) e baixo (NSEB), sendo dez alfabetizadas, pertencentes ao NSEM, oito, ao NSEB e onze não alfabetizadas, somente ao NSEB: as dos grupo alfabetizadas, ao término do 1º ano do EF e as do não alfabetizadas, no início. Resultados: embora sem diferenças significativas no número de respostas corretas, intrusões e blendings entre os alfabetizados e não alfabetizados, as respostas se diferenciam quanto às estratégias das duas populações. A alfabetização influencia na maior consistência nas estratégias baseadas na duração, enquanto as dos não alfabetizados são aleatórias, ou difusas. Comprova-se o processamento dos traços fonéticos distintivos que compõem o feixe dos fonemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonor Scliar-Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Linguística USP, professora emérita e titular (apos.) da UFSC. Pós-doutora pela Univ. Montréal. Fundou ISAPL: 1982, Presidente: 1991, reeleita, Sócia Honorária também da ALFAL; presidente ABRALIN: 1997-1999. 1ª Coordenadora do GT de Psicolinguística da ANPOLL. Conselho Editorial: International Journal of Psycholinguistics, Cadernos de Estudos Linguísticos, Letras de Hoje (fundou), Revista da ABRALIN e Revista Alfa. Últimos livros: Princípios do sistema alfabético do português do Brasil e Guia Prático de alfabetização (SP: Contexto, 2003), O sol caía no Guaíba (PA: Prym, 2006). Com Caldas-Coulthard, Desvendando discursos (Florianópolis: EDUFSC, 2008); Sagração do Alfabeto (SP: Scortecci, 2009, finalista na categoria Poesia, Prêmio Jabuti), Ed. Lili, Florianópolis: Sistema Scliar de Alfabetização Fundamentos (2013), Aventuras de Vivi (2014), José (2016, Prêmio Elisabete Anderle, categoria literatura, FCC, 2015), Sistema Scliar de Alfabetização Roteiros para o professor: Módulo 1, v 1 (2018), Aventuras de Vivi no mundo da Escrita (2020), Sistema Scliar de Alfabetização Caderno de Atividades Módulo 1 Ensino Fundamental (2020).

Referências

BERRETZ, G.; PACKHEISER, J.; WOLF, O. T.; OCKLENBURG, S. Dichotic listening performance and interhemispheric integration after stress exposure, Scientific Reports. Scandinavian Journal of Psychology, Oslo, v. 10, n.1, 2020. DOI: 10.1038/ s41598-020-77708-5.

BROADBENT, D. E. The role of auditory localization in attention and memory span. Journal of Experimental Psychology, Washington, DC, p. 191-196, 1954.

BROADBENT, D. E. Perception and communication. Long Island, NY: Pergamon, 1958, 338 p.

BRODMANN, K.; GAREY, L. J. Brodmann’s Localisation in the Cerebral Cortex - The Principles of Comparative Localization in the Cerebral Cortex Based on Cytoarchitectonics. Translated from German with editorial notes and an introduction by Garey, L. J. 3. ed. New York: Springer Science + Business Media, Inc., 2006 [1909].

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura – Como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Consultoria, trad. e supervisão, SCLIAR-CABRAL, L. Porto Alegre: Penso, 2012, 374 p.

D’AQUILI, E. G. The biopsychological determinants of culture. An Addison-Wesley Module in Anthropology. Reading, Mass.: Addison-Wesley, 13, 1973.

EIMAS, P. D.; SIQUELAND, E. R.; JUSCZYK, P.W; VIGORITO, J. Speech perception in infants. Science, Washington, DC, v. 171, n. 3968, p. 303-306, Jan. 22,

FODOR, J. A. The modularity of mind. Cambridge, MA: MIT Press, 1983, 153 p.

FRIEDERICI, A. D. Towards a neural basis of auditory sentence processing. Trends in Cognitive Sciences, Amsterdam, v. 6, n. 2, p. 78-84, fev. 2002.

FRIEDERICI, A. D. The current Model. Physiological Reviews, v. 91, n. 4, p. 1357-1392, 2011. Disponível em: <http://www.cbs.mpg.de/mitarbeiter/friederici/current-model>. Acesso em 04 ag., 2016.

GARMAN, M. Psycholinguistics. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1990, p. 512.

HUGDAHL, K. Dichotic listening and attention: the legacy of Phil Bryden. Laterality, Londres, v. 21, n. 4-6, p. 433-454, 2016 Jul-Nov.

JAKOBSON, R. Fonema e fonologia. Trad. de J. Mattoso Camara Jr. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1967, 187 p.

KIMURA, D. Some effects of temporal-lobe damage on auditory perception. Canadian. J. Psychol., Waterloo, ON, Canada, v.15, p. 156-65, 1961.

LIBERMAN, A. M.; COOPER, F. S.; SHANKWEILER, D. P.; STUDDERT-KENNEDY, M. Perception of the speech code. Psycholoqy Review, Washington, DC, v. 74, n. 6, p. 431-461, nov.1967.

LISKER, L.; ABRAMSON, A. S. The voicing dimension: some experiments in comparative phonetics. Proceedings of the Sixth International Congress of Phonetic Sciences. Praga: Academia Publishing House of the Czechoslovak Academy of Sciences, 1970, p. 562-567.

MORAIS, J.; CASTRO, S. L.; SCLIAR-CABRAL, L.; KOLINSKY, R.; CONTENT, A.; The effects of literacy on the recognition of dichotic words. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, Londres, v. 39, n. 3, p. 451-65, Ag. 1987.

MORAIS, J.; KOLINSKY, R. Literacy effects on language and cognition. In: BÄCKMAN, L.; HOFSTEN, C. von (Orgs.). Psychology at the turn of the millennium. Cognitive, biological, and health perspectives. Londres: Psychology Press/Taylor & Francis (Reino Unido), 2002, v. 1, p. 507-530. Disponível em: <https://www.research gate.net/publication/285765555_Literacy_effects_on_ language _and_cognition>. Acesso em 29 mar. 2021.

PAPAMANOLIOUDAKIS, G. Dichotic Listening Experiment. UK Essays, Nottinghamshire, UK, nov. 2018. Disponível em . Acesso em 08 jun., 2021.

PINHEIRO, M. Fundamentos de neuropsicologia - O desenvolvimento cerebral da criança. Vita et Sanitas, Trindade/Go, v. 1, n.1, p. 34-48, 2007

SARUBBI, I. M. Experimentos dicóticos em crianças alfabetizadas e pré-alfabetizadas. 1988. 82 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Universidade Federal de Santa Catarina, 1988.

SCLIAR-CABRAL, L. Declínio da percepção categorial fonética inata no primeiro ano de vida. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 79-87, 2004.

SCLIAR-CABRAL, L. Sonogramas de enunciados - português brasileiro. In: ALMEIDA CASTRO, L. H.; CARVALHO MORETO, F. V. de; PEREIRA, T. T. (Orgs.). Problemas e Oportunidades da Saúde Brasileira. Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 7, p. 118-127.

SHANNON, C. E. A mathematical theory of communication. Bell System Technological Journal, New Jersey, n. 27, p. 379- 423, 1948.

WESTERHAUSEN, R.; SAMUELSEN, F. An optimal dichotic-listening paradigm for the assessment of hemispheric dominance for speech processing, Plos One, São Francisco, v. 15, n. 6, (e0234665), (2020).

Downloads

Publicado

13.02.2022

Edição

Seção

Artigos