Imagens de mulher nos conselhos de Correio Feminino de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2022n62.514

Palavras-chave:

Representações femininas, Clarice Lispector, Gênero Conselho, Teoria Semiolinguística

Resumo

O presente trabalho é um estudo das representações sociodiscursivas engendradas nos textos do gênero conselho no âmbito da obra Correio Feminino de Clarice Lispector. Nosso objetivo é descrever a principais representações sociodiscursivas em relação à mulher, a partir dos dados levantados para o modo de organização descritivo do gênero em estudo, através do instrumental teórico-metodológico da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau (1983, 1992, 2004, 2008). Os nossos resultados demonstram que os textos representam um modelo tradicional de mulher que, inclusive, é utilizado pelo EUe como um ideal a ser seguido pela leitora dos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Coelho Corrêa-Rosado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística do Texto e do Discurso/Análise do Discurso) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista CAPES. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2010. Mestre em Letras (Estudos Linguísticos/Estudos Discursivos) pela Universidade Federal de Viçosa em 2013. No doutorado, desenvolveu pesquisa com telenovelas brasileiras das décadas de 1970 e 1980, observando a representação do corpo nessas materialidades discursivas. Possui experiência na área de Linguística, Análise do Discurso, Gêneros Discursivos/Textuais, Corpo e Representações Sociais.

Referências

BASSANEZI. Carla. Revistas femininas e o ideal de felicidade conjugal. De trajetórias a sentimentos. Cadernos Pagu, n. 1, Campinas: Unicamp, 1993.

BASSANEZI. Carla. Mulheres dos anos dourados. In. DEL PRIORE, Mary. org. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008. pp. 607-639.

BUITONI, Dulcília Helena Schroeder. Mulher de papel: a representação da mulher na imprensa feminina brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1981.

BUITONI, Dulcília Helena Schroeder. Imprensa feminina. São Paulo: Ática, 1986.

CHARAUDEAU, Patrick. Langage et discourse – éléments de sémiolinguistique (théorie et pratique). Paris: Hachette, 1993.

¬CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette, 1992.

CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. Tradução de Renato de Melo. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (Org.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004. p. 13-41.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Tradução de Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2006.

FAUSTO, Boris. A experiência democrática. In. ______. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2006.

GOMES, Ângela Castro (Org.). O Brasil de JK. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas/CPDOC, 1991.

Downloads

Publicado

13.02.2022

Edição

Seção

Artigos