Por que Coseriu?

Autores

  • Carlos Eduardo Falcão Uchôa Universidade Federal Fluminense / Liceu Literário Português

DOI:

https://doi.org/10.18364/rc.2021nEsp.510

Palavras-chave:

Linguística Integral, Língua Funcional, Saber Linguístico, Atividade criadora.

Resumo

Este artigo objetiva mostrar a importância da teoria linguística do romeno Eugenio Coseriu na minha formação no ano do centenário de seu nascimento. Ressalta a abrangência de sua obra, que focaliza todos os campos temáticos da linguística em geral. A proposta de Coseriu visa a compreender a realização inteira da linguagem e integrá-la sistematicamente em um modelo epistemológico funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Falcão Uchôa, Universidade Federal Fluminense / Liceu Literário Português

É licenciado e bacharel em Letras Clássicas pela então Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu toda sua carreira acadêmica na UFF, chegando à função de Professor Titular de Linguística, disciplina de que foi o primeiro docente nesta instituição, onde veio alcançar, após a sua aposentadoria (2002), o título de Professor Emérito Livre-Docente em Linguística. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Chefe do Departamento de Linguística e Filologia. Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF. Sua atuação acadêmica foi centrada na área de Linguística, especialmente na disciplina Linguística Aplicada. Atua, desde 2004, no Curso de Especialização em Língua Portuguesa do Liceu Literário Português, lecionando a disciplina Linguística e ensino de Português.

Referências

CAAMAÑO, Antonio Vilarnovo. Lógica y lenguaje en Eugenio Coseriu. Gredos, 1993.

COSERIU, Eugenio. Sistema, norma y habla. In: Teoría del lenguaje y lingüística general. Madrid: Gredos, 1962, p. 11-113.

_____. Forma y sustancia en los sonidos del lenguaje. id., p. 115-234.

_____. Determinación y entorno. id., p. 282-323.

_____. Principios de semántica estructural. Madrid: Gredos, 1973.

_____. La creación metafórica en lenguaje. In: El hombre y su lenguaje: estudios de teoría y metodología lingüística. Madrid: Gredos, 1977, p. 66-102.

_____. Lições de linguística geral. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.

_____. Au-delà du structuralisme. In: Linguística e letteratura, VII, 1-2, 1982, p. 9-13.

_____. Competência lingüística: elementos de la teoría del hablar. Madrid: Gredos. 1993.

_____. L´homme et son langage. Éditions Peeters. Bibliotèque de L’ínformation Grammaticale. Louvain-Paris-Sterling, Virginia, 2001.

_____. O meu Saussure. In Confluência (Revista do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português), Rio de Janeiro, n. 14, 2º semestre de 2009/1º semestre de 2010, p. 33-36.

_____. Lingüística del texto: introducción a la hermenéutica del sentido. Madrid: Arco/ Libros, 2007.

COSERIU, Eugenio; LAMAS; LOREDO, Óscar. Linguagem e discurso. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Contradições no ensino de Português. São Paulo: Contexto, Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 1995.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1970.

UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Iniciação à linguística: fundamentos. Rio de Janeiro, Lexikon, 2019.

_____. Competência textual e o estrato semântico do sentido. In: Sentimento da língua. Homenagem a Evanildo Bechara-90 anos. Orgs: Denise Salim Santos, Flávio Aguiar Barbosa e Shela Hue. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2029, p. 41-56.

Downloads

Publicado

06.06.2021